Congresso derruba veto de Bolsonaro e libera recursos para a Ciência, Tecnologia e Inovação
Natal, RN 14 de mai 2024

Congresso derruba veto de Bolsonaro e libera recursos para a Ciência, Tecnologia e Inovação

18 de março de 2021
Congresso derruba veto de Bolsonaro e libera recursos para a Ciência, Tecnologia e Inovação

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Uma das maiores conquistas da história da ciência, tecnologia e inovação no Brasil foi celebrada na noite desta quinta-feira, 17. Deputados e senadores derrubaram o item 01 do veto 02/2021 feito pelo presidente Jair Bolsonaro à Lei Complementar nº 177/2021, que assegura os recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT) sem contingenciamento orçamentário.

A derrubada acontece depois de uma forte mobilização que envolveu mais de 90 entidades científicas, acadêmicas e tecnológicas. Uma petição contra os vetos foi lançada e contou com a adesão de milhares de cientistas e pesquisadores em todo o país. Isso porque, o fundo é uma das principais fontes de recursos orçamentários e financeiros de apoio à infraestrutura científica e tecnológica das instituições públicas, como as universidades federais e os institutos de pesquisa, além de apoio à inovação tecnológica nas empresas com recursos não reembolsáveis.

No entanto, ao sancionar a Lei Complementar nº 177, em fevereiro deste ano, o Chefe do Executivo colocou vetos que impediam que os recursos do FNDCT pudessem ser usados para financiar pesquisas e desenvolvimento, inclusive de medicamentos. Além do veto derrubado, que  impedia a alocação orçamentária dos valores provenientes de fontes vinculadas ao FNDCT em reservas de contingência de natureza primária ou financeira, permanece o impedimento à liberação dos recursos integrais do FNDCT de 2020.

No ano de 2020, mais de R$ 5 bilhões, do total de R$ 6,8 bilhões arrecadados pelo FNDCT, deixaram de ser investidos em atividades de pesquisa e inovação realizada por universidades, institutos de pesquisa e empresas. Esses recursos seriam cruciais, por exemplo, para o desenvolvimento de medicamentos e tecnologias de combate à COVID-19, e para fomento da produção nacional de imunizantes.

Para as associações científicas e acadêmicas, “a derrubada do contingenciamento deverá viabilizar um importante aporte de recursos para a pesquisa e o desenvolvimento científico, já que grande parte dos valores arrecadados pelo Fundo ficavam retidos em razão do regime de contingenciamento orçamentário”.

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.