3ª Mostra Latino-americana de Filmes Etnográficos tem exibições gratuitas e online
Natal, RN 26 de abr 2024

3ª Mostra Latino-americana de Filmes Etnográficos tem exibições gratuitas e online

29 de setembro de 2022
2min
3ª Mostra Latino-americana de Filmes Etnográficos tem exibições gratuitas e online

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

O Núcleo de Antropologia Visual da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Navis/UFRN) realiza durante esta semana, até a sexta (30), a terceira edição da Mostra Latino-americana de Filmes Etnográficos. Os 32 trabalhos selecionados podem ser assistidos na Plataforma Amazonia Flix. É preciso criar login e senha, mas o acesso é gratuito.

Também haverá sessão especial dos realizadores com cinco trabalhos. Bate-papos e debates com os participantes são transmitidos pelo canal do Navis no YouTube, sempre às 17h.

As obras audiovisuais latino-americanas são apresentadas em cinco blocos temáticos de discussão, entre longas e curtas-metragens, com o objetivo de facilitar o fluxo das reflexões: Etnobiografias; Memórias; Território e lutas pela terra; Ativismo social; Ritos e rituais.

A professora doutora Lisabete Coradini, coordenadora do Navis/UFRN, explica que os filmes procuram registrar com um olhar antropológico diferentes grupos, culturas e fenômenos sociais. Segundo ela, o cinema etnográfico, foi desenvolvido a partir da década de 1960, graças ao surgimento de câmeras leves de formato 16mm, sincronizadas com gravadores portáteis.

“Os filmes etnográficos têm uma perspectiva antropológica. São feitos a partir de pesquisas, pesquisas de campo, pesquisa acadêmica”, detalha, acrescentando que a curadoria, que conta com convidados, recebeu mais de 100 filmes.

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.