Bola de Ouro: Raí faz L de Lula em resposta a dois potiguares na plateia
Natal, RN 20 de jul 2024

Bola de Ouro: Raí faz L de Lula em resposta a dois potiguares na plateia

18 de outubro de 2022
4min
Bola de Ouro: Raí faz L de Lula em resposta a dois potiguares na plateia

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

O mundo inteiro viu o “L” de Lula erguido pela mão do ex-jogador do São Paulo, PSG e seleção brasileira, Raí, durante sua participação na cerimônia Bola de Ouro 2022, em Paris, onde homenageou o irmão Sócrates. Mas pouca gente sabe que o astro fez o gesto respondendo a dois potiguares presentes na seleta plateia do evento, um dos mais prestigiados do futebol.

O jornalista Edmo Nathan, de 29 anos, e o programador Edwyn Luis, de 31, que são irmãos, ficaram eufóricos quando ouviram Raí dar destaque às eleições brasileiras em um evento com alcance mundial.

“Foi algo que partiu de nós. Meu irmão fala e entende bem francês (idioma no qual Raí se pronunciou) e fez o L, então, eu o acompanhei. Já conhecia o posicionamento político de Raí e que seu irmão Sócrates também pensava da mesma forma. Raí ainda deu uma piscadinha pra gente, ao fazer o gesto. E depois, quando fizemos uma foto com ele, confirmou que tinha se inspirado na gente”, contou Edmo. “Ele já estava indo embora, só parou porque nos reconheceu. Ficamos muito felizes com isso. O impacto que um simples gesto pode ter. Repercutiu bastante.”

No palco, Raí entregou o "Prêmio Sócrates" ao atacante senegalês Sadio Mané. A comenda foi criada neste ano em reconhecimento aos atletas que atuam em causas sociais. E, na oportunidade, Raí lembrou do trabalho do irmão em defesa da democracia.

Foto: Benoit Tessier/Reuters

Sócrates liderou o movimento da Democracia Corinthiana nos anos 1980 e foi contra a Ditadura Militar. Para Raí, o homenageado “representa ideais para um mundo mais justo, mais humano e representa os valores da democracia, no sentido de criar um mundo melhor para todos e todos para um mundo melhor”.

“Podemos pensar também no nosso país, que terá uma decisão muito importante daqui a alguns dias e nós saberíamos muito bem de que lado ele [Sócrates] estaria e estaríamos todo por trás dele apoiando.”, arrematou, ao fazer um L e piscar para Edmo e Edwyn, que se destacaram pelo movimento.

É possível vê-los no vídeo:

“A plateia era composta, em sua maioria, por franceses. Acredito que não tenham entendido a referência no gesto, mas o discurso foi bem claro”, disse Edmo, que também posou em fotos com o tiktoker Luva de Pedreiro, os ex-jogadores Ronaldo Fenômeno e Drogba, o técnico da seleção francesa Didier Deschamps, além dos jogadores Mané, De Bruyne e Lewandowski.

A ida ao evento

A revista France Football, organizadora da Bola de Ouro, disponibilizou três ingressos (com direito a acompanhante) em leilões de NFT, com criptomoedas. Edwyn, que é programador, e tem familiaridade com esse universo, deu um lance e conseguiu ir ao evento realizado na segunda-feira, 17 de outubro.

Ele mora na França desde 2016. A mudança aconteceu quando a esposa, Izabel Costa, 31, foi aprovada em um doutorado na área de combustíveis, em Lyon. Edwyn conseguiu também um mestrado e depois um emprego em empresa de videogames, enquanto a companheiro concluiu o pós-doutorado, vivendo agora em Paris.

De acordo com Edmo, o casal iria junto para a Bola de Ouro, mas quando perceberam que a organização do evento bancaria as passagens se fosse alguém do Brasil, ela abriu mão. "Agradeço a minha cunhada por ter cedido o convite dela pra que eu pudesse realizar esse sonho".

O irmão jornalista, que havia passado março e junho com a família na capital francesa, aproveitou a sorte de voltar com tudo pago: passagens, hotel cinco estrelas, translado e almoço em um “restaurante chique de Paris”, além, claro, de pulseiras VIPs para o evento com craques do futebol e a oportunidade de ter pequena participação em um momento histórico.

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.