Governador da Paraíba é eleito presidente do Consórcio Nordeste; Fátima assume posto em 2024
Natal, RN 20 de jul 2024

Governador da Paraíba é eleito presidente do Consórcio Nordeste; Fátima assume posto em 2024

8 de dezembro de 2022
3min
Governador da Paraíba é eleito presidente do Consórcio Nordeste; Fátima assume posto em 2024

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

O governador reeleito da Paraíba João Azevedo será o próximo presidente do Consórcio Nordeste, no biênio 2023/2024.

A votação ocorreu nesta quinta-feira (8), por videoconferência. Ele sucede Paulo Câmara, governador de Pernambuco que deixa o cargo a partir de 1° de janeiro.

Os governadores que participaram da eleição da próxima diretoria do Consórcio Nordeste já chegaram a um entendimento de que Fátima Bezerra, reeleita no Rio Grande do Norte, vai presidir o fórum a partir de 2024.

Dos chefes dos Executivos nordestinos, apenas Raquel Lyra, futura governadora de Pernambuco, não participou da reunião.

Os governadores chegaram a sugerir que Fátima assumisse o posto a partir de janeiro de 2023, invertendo a ordem com João Azevedo, mas a representante do RN disse que preferia focar nas pautas prioritárias do Estado e em estreitar o diálogo com o governo Lula.

O presidente eleito discursou, declarando ser uma honra assumir este cargo, principalmente, nesse momento do País.

"Com a eleição do presidente Lula, vamos viver uma nova fase. Todos nós sabemos o tamanho que o Consórcio tem e o papel político do Nordeste no contexto nacional. Somos uma região de resistência e, nessas eleições, consolidamos essa posição. É uma responsabilidade tocar esse grupo no mesmo nível que meus antecessores. Mas vamos dar continuidade a esse trabalho e buscar a unidade cada vez maior", assegurou João Azevedo.

Em convênio com o Banco Interamericano de Desenvolvimento-BID e atendendo ao plano de trabalho da Câmara Temática de Meio Ambiente, essa plataforma de investimentos vem coordenando ainda um estudo sobre ações de combate aos efeitos das mudanças climáticas e os ativos ambientais da região. Entre outras ações, estão as iniciativas das Câmaras Temáticas de Energias e de Turismo, com realização de eventos, que ampliaram as discussões do grupo. Além disso, nas relações internacionais, foi destaque a participação dos Estados do Nordeste na 38ª edição da Feira Internacional de Havana (FIHAV 2022). Durante a feira, a delegação Nordeste pode tratar de projetos sobre intercâmbio científico, especialmente nas áreas de agricultura e indústria farmacêutica.

A economista Tânia Bacelar acompanhou o encontro, no Palácio do Campo das Princesas, e realizou uma apresentação com o tema "Reposicionamento estratégico do Nordeste, no desenvolvimento inclusivo e sustentável do Brasil".

Participaram da reunião virtualmente os governadores Paulo Dantas (Alagoas), Rui Costa (Bahia), Izolda Cela (Ceará), Carlos Brandão (Maranhão), Regina Sousa (Piauí), Fátima Bezerra (Rio Grande do Norte) e Belivaldo Chagas (Sergipe). Presencialmente, estiveram ainda o secretário executivo do Consórcio, Carlos Gabas e o secretário executivo adjunto, Glauber Piva.

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.