Potencial terapêutico das canções de Rita Lee será tema de evento em Natal
Natal, RN 29 de mai 2024

Potencial terapêutico das canções de Rita Lee será tema de evento em Natal

7 de maio de 2024
4min
Potencial terapêutico das canções de Rita Lee será tema de evento em Natal
Foto: PATRICIA CECATTI / Divulgação

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

O dia 8 de maio marca a data de um ano da morte de Rita Lee, a rainha do rock. Querendo honrar seu legado, o psicólogo e artista, Joseh Garcia, organizou o evento “Rita Lee Terapia” que conta com uma palestra para debater o potencial terapêutico das músicas da artista e uma exposição fotográfica do artista João Maria Alves. O evento é gratuito e acontece nesta quarta (8), às 19 horas, na Livraria Nobel, no Praia Shopping, em Natal.

Na programação do encontro, a noite vai começar com uma palestra sobre o potencial terapêutico da música de Rita Lee, baseado na tese de doutorado de Joseh, que foi defendida na California Institute of Integral Studies (EUA). O artista, que passou 5 anos dedicado à pesquisa da Terapia do Som, percebeu que a artista que mais ouviu em sua vida foi Rita Lee. A terapia do som aproveita as vibrações das canções em prol do bem estar humano. Já o evento, surgiu do desejo do artista de homenagear a Rita no aniversário da passagem dela e da vontade de compartilhar o potencial terapêutico de suas músicas.

“Conheci a música de Rita Lee aos 7 anos de idade e ela acompanhou todas as fases da minha vida. Após anos trabalhando como psicólogo e me apresentando como cantor, fui estudar um doutorado em Psicologia Oriental-Ocidental em San Francisco (EUA). Lá me aprofundei mais no aspecto terapêutico das artes, e na Terapia do Som, e então naturalmente resolvi pesquisar sobre a música que foi a mais influente na minha vida. Foram 5 anos de pesquisa dentro do campo da filosofia e psicologia da música e realizando entrevistas com ouvintes selecionados. O resultado foi a minha tese de doutorado ‘Música como um veículo de auto-transformação’ com foco na música da rainha do rock.”, explicou o psicólogo em entrevista para a Saiba Mais. 

Após a conversa sobre os vários tipos de transformações pessoais que podem ocorrer a partir da escuta profunda do repertório da roqueira, os presentes poderão apreciar a exposição de fotos exclusivas de João Maria Alves que está em solo natalense.

Pesquisa foi o primeiro trabalho acadêmico com um olhar psicológico na obra de Rita Lee 

Joseh conta que sua tese de doutorado “Música como um veículo de auto-transformação” foi o primeiro trabalho acadêmico com foco na música da rainha do rock. “Acredito que tenha sido o primeiro trabalho acadêmico sobre a obra dela feito na língua inglesa.”, completou o psicólogo. 

Joseh Garcia é psicólogo e cantor | foto: cedida

No evento, o autor do trabalho vai falar de Rita, da sua carreira, e também sobre as várias experiências transformadoras que os ouvintes podem ter ao entrar em contato com sua música. Além disso, o artista dará dicas de como facilitar experiências profundas com a música no cotidiano. “Para deixar tudo mais emocionante, teremos a exposição de fotos de João Maria Alves com suas fotos exclusivas da cantora em Natal. Eu fosse você não perdia.”, finalizou. 

Serviço 

Evento: Palestra "Rita Lee Terapia" com Dr. Joseh Garcia e exposição fotográfica de João Maria Alves

Quando: Quarta-feira, 8 de Maio, 19hs.

Local: Livraria Nobel, Praia Shopping, Natal.

Mais informações: Instagram @josehgarcia14

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.