MDB do vice-governador Walter forma bloco com PL e será independente na Assembleia Legislativa
Natal, RN 24 de mai 2024

MDB do vice-governador Walter forma bloco com PL e será independente na Assembleia Legislativa

27 de janeiro de 2023
3min
MDB do vice-governador Walter forma bloco com PL e será independente na Assembleia Legislativa

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

O PL e o MDB anunciaram um bloco conjunto para atuação na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte. Os trabalhos na Casa, com os novos deputados, se inicia na próxima quarta-feira (1º). 

O bloco será liderado pelo estreante Neilton (PL), e terá ainda como integrantes os deputados Teresinha Maia, Coronel Azevedo e Adjuto Dias, que é filho do prefeito de Natal, Álvaro Dias (PSDB). Já o PL, marcado nacionalmente por abrigar o ex-presidente Jair Bolsonaro, tem como destaques no RN o próprio Azevedo, além do deputado federal General Girão.

Segundo Neilton, ainda que tenha o partido do vice-governador ao seu lado, o bloco terá uma posição de independência.

“Este vai ser um bloco que terá a marca de muitas ações com projetos importantes e voltados ao desenvolvimento do Rio Grande do Norte. Não temos vínculo com situações, somos independentes para votar sempre em favor da nossa gente”, afirmou o deputado.

Mesmo que o MDB seja presidido por Walter no Estado, o vice não possui uma boa relação com o prefeito de Natal e, por consequência, com Adjuto. A posição de independência tomada por Adjuto, mesmo tendo seu partido dentro do governo, vem daí.

O prefeito foi o coordenador da campanha de Bolsonaro em Natal e teve a posição acompanhada pelo filho. 

Ainda no primeiro turno, Adjuto se sentiu desprestigiado pelo MDB ao não receber recursos do fundo partidário, já que a sigla priorizou somente os candidatos a deputado federal. Nos bastidores, houve uma ameaça de retirada da candidatura de Adjuto por Alves, após Álvaro anunciar apoio a Fábio Dantas (SD) para governador, mas a ação não se concretizou.

Mas, mesmo sendo o partido de Bolsonaro, o PL no RN não deverá ter a mesma veia de extrema-direita como na Câmara Federal. Neilton, por exemplo, possui boa afinidade com a governadora Fátima e especialmente com a deputada estadual Isolda Dantas (PT). 

Na diplomação dos deputados, em dezembro, os dois deputados trocaram conversas ao longo da cerimônia num clima de cordialidade. Neilton também já se deixou ser fotografado ao lado de Isolda e Fátima, numa sinalização de que terá uma atuação sóbria apesar dos extremismos incorporados por seu partido. 

Como líder, será de Neilton a responsabilidade de integrar o colégio de líderes e assim decidir, junto com os demais, sobre matérias em regime de urgência, por exemplo.

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.