Covid-19: Natal começa nesta segunda (6) a vacinação de pessoas entre 60 e 69 anos com bivalente 
Natal, RN 24 de jun 2024

Covid-19: Natal começa nesta segunda (6) a vacinação de pessoas entre 60 e 69 anos com bivalente 

6 de março de 2023
3min
Covid-19: Natal começa nesta segunda (6) a vacinação de pessoas entre 60 e 69 anos com bivalente 

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Começa nesta segunda (6) a vacinação do público entre 60 e 69 anos de idade com a vacina bivalente para covid-19. Essa é a segunda etapa da campanha, que começou com a imunização das pessoas com 70 anos ou mais, vivendo em instituições de longa permanência a partir de 12 anos, abrigados e os trabalhadores dessas instituições, imunocomprometidos, comunidades indígenas e quilombolas. 

Numa terceira fase serão vacinadas as gestantes em qualquer idade gestacional e puérperas (até 45 dias após o parto) de 12 anos ou mais. A quarta fase é direcionada a trabalhadores de saúde e a quinta contemplará pessoas com deficiência permanente a partir de 12 anos, população privada de liberdade a partir de 18 anos, adolescentes cumprindo medidas socioeducativas (menores de 18 anos), além dos funcionários do sistema de privação de liberdade. 

Para receber a bivalente, é preciso ter concluído no mínimo o esquema básico das vacinas monovalentes com a D1 (1ª dose) e D2 (2ª dose). O intervalo mínimo para ser vacinado com a bivalente é de quatro meses após a última dose monovalente recebida. 

As pessoas não vacinadas ou que receberam apenas uma dose da vacina, devem iniciar ou completar o esquema das duas doses da vacina para, só então, receber a bivalente.  

Já as pessoas que completaram o esquema primário ou já receberam uma ou duas doses e reforço, poderão receber a dose de reforço bivalente, respeitando o intervalo de quatro meses da última dose recebida. A Secretaria Municipal de Saúde de Natal lembra que as pessoas contempladas na 1ª fase ainda podem ser vacinar.  

A vacina bivalente é um imunizante da Pfizer, que se diferencia das demais vacinas por conter as cepas mais atuais do novo coronavírus, inclusive, para a variante Ômicron. 

LOCAIS 

A vacina bivalente pode ser encontrada nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s), de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 12 e das 13h às 15h. Os pontos extras do Midway Mall, Via Direta e Partage Norte Shopping funcionam de segunda-feira a sábado, no horário das 14h às 20h. Já o Parque das Dunas funciona de segunda a sábado das 9h às 16h, somente neste mês de março. 

As pessoas que receberem a dose de reforço da vacina bivalente terão seu esquema vacinal encerrado. Assim como, os idosos e imunossuprimidos que já receberam a terceira dose de reforço (D5), também terão seus esquemas encerrados após a dose de reforço com Pfizer bivalente. 

Para as pessoas fora do grupo de prioridade permanecerá a vacinação já utilizada para reforços da Oxford e Pfizer monovalente.  Para todos os reforços, o intervalo permanece o mesmo de quatro meses da última dose. 

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.