Líder de facção que estava em isolamento em Alcaçuz é transferido para presídio federal
Natal, RN 23 de abr 2024

Líder de facção que estava em isolamento em Alcaçuz é transferido para presídio federal

15 de março de 2023
4min
Líder de facção que estava em isolamento em Alcaçuz é transferido para presídio federal

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

O principal suspeito de dar a ordem para início dos ataques que vêm ocorrendo no Rio Grande do Norte desde a madrugada da segunda (13) foi transferido nesta terça (14) para um presídio federal. O líder da facção estava em isolamento no presídio de Alcaçuz, sem acesso a telefone, nem visitas. A apuração é da Agência Saiba Mais.

O setor de inteligência da Secretaria Estadual de Segurança Pública e Defesa Social (Sesed) havia detectado o planejamento de festas para arrecadação de dinheiro que seria utilizado no financiamento dos ataques. Mas, como o plano foi descoberto antes, as festas não chegaram a acontecer, algumas prisões foram realizadas e, desde então, o líder da facção estava em isolamento.

Além de descobrir quem são os envolvidos na série de crimes que vêm ocorrendo no estado, o esforço da investigação é para também descobrir como a informação para o início dos ataques partiu do Complexo de Alcaçuz. O motivo dos ataques seria a não concessão de regalias a lideranças da facção. Na penitenciária de Alcaçuz é proibida a entrada de aparelhos celulares e os pavilhões sequer contam com pontos de energia.

Para reforçar a segurança no estado, mais de 200 agentes da Força Nacional de Segurança serão enviados ao Rio Grande do Norte. A primeira turma chegou ainda durante a madrugada de hoje com 30 policiais militares a bordo. A governadora do Estado, Fátima Bezerra (PT), que estava em Brasília para cumprir agenda de compromissos retornou ao RN de carona no mesmo avião da da Força Aérea Brasileira (FAB) no qual os agentes foram enviados pelo governo federal.

Foto: Augusto Bezerra - Ascom Seap
Foto: Augusto Bezerra - Ascom Seap

Suspeito morto na PB

Até agora, 28 pessoas foram detidas por suspeita de participação nos ataques e uma morreu na madrugada desta quarta (15) em confronto com policiais da Divisão Especializada Em Investigação e Combate ao Crime Organizado (Deicor),  na cidade de João Pessoa, na Paraíba. Ele foi identificado como José Wilson da Silva Filho, de 29 ano.

José Wilson era foragido tanto do sistema penitenciário do Rio Grande do Norte quanto da Paraíba. Ele estava escondido no bairro de Paratibe, em João Pessoa. O endereço foi encontrado através de denúncia anônima.

Segundo a Polícia Civil do RN, o homem já vinha sendo monitorado há cerca de um ano. Durante a abordagem, ele trocou tiros com os policiais e foi atingido, chegou a ser socorrido ao Hospital de Emergência e Trauma de João Pessoa, mas acabou morrendo. Com ele foi apreendida uma pistola e um carro.

Suspeito de participar de ataques no RN I Foto: Deicor/ RN
Suspeito de participar de ataques no RN I Foto: Deicor/ RN

Saiba +

Força Nacional de Segurança chega a Natal e ônibus voltam a circular nesta quarta (15)

Ministro da Justiça confirma envio de Força Nacional ao RN

Governadora solicita apoio da Força Nacional no combate a atentados no RN

Ataques no RN: saiba o que está ocorrendo com ônibus, aulas em universidades e outros serviços públicos

Frota de ônibus que circula em Natal e Região Metropolitana é recolhida depois de novos atentados

Governadora do RN cancela agenda em Brasília e Ministro da Justiça anuncia medidas contra atentados

Inteligência detectou possibilidade de atentados no RN; 9 pessoas foram presasUern e Ufersa suspendem aulas depois de madrugada violenta no RN

UFRN suspende atividades após paralisação de ônibus

Atentados no RN: passageiros ficam sem ônibus para voltar para casa com recolhimento de veículos

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.