Sessão Solene no Legislativo do RN homenageia e celebra a Campanha da Fraternidade 2023
Natal, RN 27 de mai 2024

Sessão Solene no Legislativo do RN homenageia e celebra a Campanha da Fraternidade 2023

16 de abril de 2023
4min
Sessão Solene no Legislativo do RN homenageia e celebra a Campanha da Fraternidade 2023

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Na tarde da última quinta-feira, 13 de abril, a Assembleia Legislativa do RN realizou uma Sessão Solene para celebrar a Campanha da Fraternidade 2023, com o tema "Fraternidade e fome" e o lema "Dai-lhes vós mesmos de comer". A iniciativa foi proposta pelos deputados Hermano Morais (PV) e Francisco do PT.

A solenidade contou com a presença de diversos representantes religiosos, líderes comunitários e autoridades políticas, que destacaram a importância do debate sobre a falta de acesso regular à uma alimentação adequada por grande parte da população brasileira, especialmente em vista dos dados divulgados pela da Organização das Nações Unidas (ONU).

Em 2022, o Segundo Inquérito Nacional sobre Insegurança Alimentar no Contexto da Pandemia de Covid-19 no Brasil apontou que 33,1 milhões de pessoas não têm garantido o que comer — o que representa 14 milhões de novos brasileiros em situação de fome. Conforme o estudo, mais da metade (58,7%) da população brasileira convive com a insegurança alimentar em algum grau: leve, moderado ou grave.

Os deputados ressaltaram a necessidade de enfrentar o tema como uma das consequências mais cruéis da desigualdade.

A fome voltou, e é preciso falar sobre isso”, afirmou o deputado Franscisco do PT. “Então, eu deixo o meu mandato à disposição para que possamos contribuir com ações e iniciativas de combate a esse mal que atinge a nossa sociedade”, destacou.

O deputado Hermano Morais lembrou que a Campanha da Fraternidade nasceu no RN, no distrito do Timbó, em Nísia Floresta.

Depois, a iniciativa ganhou dimensão nacional e internacional, tornando-se uma campanha ecumênica, com a participação de toda a sociedade, sempre tratando de temas relevantes”, pontuou o parlamentar.

O presidente do Conselho Estadual de Segurança Alimentar, Jean Pierre Câmara, apresentou um panorama da fome no estado do Rio Grande do Norte e enfatizou a importância da fome estar presente na agenda política do Brasil.

Hoje, muitos autores falam no ‘desmantelamento dos sistemas de proteção social e das políticas públicas’. Quando a gente tira o ‘Programa Nacional da Aquisição de Alimentos, ameaça o ‘Programa Nacional da Alimentação Escolar’ e reduz o número de cisternas, a gente está excluindo da agenda do governo o papel dele, que é garantir o bem-estar social”, destacou Jean Pierre Câmara.

A sessão homenageou 10 organizações: Dom Jaime Vieira Rocha (Arcebispo Metropolitano); Padre Robério Camilo (Coordenador da Campanha da Fraternidade); Padre José Freitas Campos (Ex-coordenador da Campanha da Fraternidade – 2004 a 2010); Padre Alcimário Pereira de Oliveira (Ex-coordenador da Campanha da Fraternidade – 2011 a 2013); Maria Piedade (Missionária católica que presenciou o nascimento da campanha na comunidade de Timbó); Padre Antônio Murilo de Paiva (Rede SAR); Marcos Antônio Campos (Fraternidade de Leigos Toca de Assis); Jean Jeferson (Pastoral do Povo de Rua); Emanuelle Cristiane Cassiane de Moura (Igreja Vida-Videira Transforma Brasil); e Edgar Smith (Armazém da Caridade).

O Arcebispo Metropolitano de Natal, Dom Jaime Vieira, falou em nome dos homenageados, agradeceu a oportunidade e enfatizou a importância de dar visibilidade às ações de solidariedade. “Vejo na galeria tantas pessoas da nossa sociedade e da nossa igreja, tantos cidadãos que se preocupam e se dedicam a essas causas urgentes e necessárias. E esta sessão tem uma importância muito grande para nós, porque enquanto a sociedade ressaltar e der amplitude a todas as ações voltadas ao combate de situações graves do ponto de vista social – a exemplo da fome – sabemos que tudo pode melhorar”, disse.

A Campanha da Fraternidade é realizada pela igreja católica durante a celebração da quaresma com o objetivo de exercitar a caridade nas pessoas, além de alertar sobre as causas da fome e incentivar a partilha de alimentos. Em Natal, a campanha foi lançada dia 26 de fevereiro, na Catedral Metropolitana de Natal, com missa presidida pelo arcebispo Dom Jaime Vieira Rocha.

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.