Deputado Paulinho Freire é titular em CPI que vai investigar manipulação de resultados de partidas de futebol
Natal, RN 22 de abr 2024

Deputado Paulinho Freire é titular em CPI que vai investigar manipulação de resultados de partidas de futebol

19 de maio de 2023
Deputado Paulinho Freire é titular em CPI que vai investigar manipulação de resultados de partidas de futebol

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

O deputado federal Paulinho Freire (União) foi indicado como membro titular da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar manipulação de resultados de partidas de futebol. Entre os atuais 33 membros (25 titulares e 11 suplentes), ele é o único potiguar presente.

A iniciativa para criar a CPI partiu de investigações feitas pelo Ministério Público de Goiás (MPGO). Neste mês, a Justiça goiana aceitou denúncia contra 16 pessoas por fraudes visando à manipulação de resultados em 13 partidas de futebol: oito do Campeonato Brasileiro da Série A de 2022, um da Série B de 2022 e quatro de campeonatos estaduais realizados em 2023.

No documento, o MPGO aponta 23 fatos criminosos ocorridos durante as partidas, nas quais jogadores se comprometeram a cometer faltas para receber cartões e a cometer pênaltis. A organização criminosa visava apostar nos resultados e eventos induzidos e, desta forma, obter elevados ganhos. Segundo o Ministério, a cooptação dos jogadores alcançava valores entre R$ 50 mil e R$ 100 mil.

A instalação ocorreu nesta quarta-feira (17), junto às CPIs do MST e outra para investigar possíveis fraudes nas Americanas. As três comissões têm 120 dias para concluir os trabalhos, período prorrogável por mais 60 dias

Paulinho Freire defendeu a apuração e um futebol “transparente e moderno”.

“Como deputado federal e amante do esporte, não medirei esforços para que a verdade prevaleça, restaurando a confiança dos admiradores do futebol e assegurando que as partidas sejam decididas no campo. Juntos, construiremos um futebol mais transparente e moderno”, afirmou.

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.