O vereador natalense Tércio Tinôco (UNIÃO) comunicou o afastamento temporário da Câmara por 60 dias para tratar de problemas de saúde. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (29). Em seu lugar, assumirá Zé Humberto (PP), líder comunitário do bairro de Mãe Luíza, zona Leste da capital.
Tinôco é o único parlamentar cadeirante da Câmara. Segundo ele, o motivo do afastamento é por conta de uma perfuração no esôfago, causada por um parafuso de titânio na coluna cervical que foi instalado após o acidente que sofreu em 2005, ao cair de cabeça numa piscina, e que o deixou tetraplégico.
“Em 2016, fiz a cirurgia, mas uma das placas de titânio colocadas no pescoço provocou uma lesão no esôfago, que precisou ser refeito, em 7 horas de cirurgia. O risco de perder a voz foi completamente afastado com o procedimento”, afirmou.
“No ano seguinte, em 2017, outra placa causou uma nova lesão e novamente fui para uma cirurgia”, disse o parlamentar.
A licença de Tércio será de 3 de julho a 31 de agosto. Ele se concentrará em fazer exames “e o tratamento que for necessário para me recuperar”.
Neste período, quem assume a cadeira na Câmara Municipal é o suplente José Humberto da Silva, o “Zé Humberto”. Em 2020, o líder comunitário concorreu a uma vaga de vereador pelo PP e recebeu 1.788 votos, ficando na primeira suplência. Tinôco, por sua vez, teve 3.101 votos.
O morador de Mãe Luíza tem outras três candidaturas no currículo, todas para vereador de Natal. A primeira tentativa foi em 2008, pelo PP. Quatro anos depois, tentou uma vaga pelo PHS; em 2016 pelo Patriota e em 2020 retornou ao PP.