RN Participativo reuniu quase 7 mil pessoas em todas as etapas presenciais e virtual
Natal, RN 23 de abr 2024

RN Participativo reuniu quase 7 mil pessoas em todas as etapas presenciais e virtual

9 de julho de 2023
3min
RN Participativo reuniu quase 7 mil pessoas em todas as etapas presenciais e virtual

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Com a participação de entidades de representação, como conselhos, associações, sindicatos e ONGs, plenária realizada na tarde da última sexta-feira (7), no prédio da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN), na Zona Norte de Natal, marcou o encerramento das etapas de escuta do Plano Plurianual RN Participativo. O processo realizado em todo o estado reuniu quase 7 mil pessoas nas etapas realizadas de maneira presencial ou virtual nos territórios, nas setoriais e no aplicativo.

“Nós estamos celebrando a democracia, porque a democracia é isso, é a escuta. É dever do Estado escutar quais são as principais prioridades apontadas pela população”, comemorou a governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, ao ressaltar que a participação ativa e engajada dos potiguares reafirma a importância do diálogo democrático na construção de políticas públicas inclusivas e efetivas.

O Plano Plurianual é um instrumento de planejamento para o poder executivo, com uma duração de quatro anos, estabelecendo diretrizes, objetivos e metas de médio prazo para a administração pública. “O PPA para os próximos quatro anos do Rio Grande do Norte chega à Assembleia Legislativa com a assinatura do povo potiguar”, ressaltou a chefe do executivo estadual.

Estruturado em programas voltados para fornecer bens e serviços à população, o PPA reflete a participação aberta da sociedade civil em sua elaboração, por meio da plataforma RN Participativo, específica para o estado, e do Brasil Participativo, que abrange o âmbito federal.

“O Governo do Rio Grande do Norte em sintonia com o Governo Federal realiza o seu plano plurianual RN Participativo”, pontuou a governadora Fátima Bezerra.

Para a secretária de Gestão e Projetos Especiais, Virgínia Ferreira, a abertura à participação da sociedade é fundamental para garantir que as decisões governamentais reflitam as necessidades e desejos da população.

“O PPA é um instrumento importante, é um instrumento de cidadania. E cidadania não é só ter a carteira de identidade, mas exercer o direito de traçar o destino do nosso estado e do nosso país”, afirmou a secretária de Estado do Planejamento, do Orçamento e Gestão (SEPLAN), Virgínia Ferreira.

As plenárias realizadas até o momento contaram com a presença de um público diversificado,  composto por organizações da sociedade civil, sindicatos, ONGs, movimentos sociais e autoridades locais.

“Depois de percorrer todo o território potiguar, ouvindo as pessoas, o PPA está chegando na reta final. Isso nos deixa muito felizes. A possibilidade das pessoas serem ouvidas significa dizer que o PPA que vai chegar lá na Assembleia Legislativa vai ganhar digital de cada uma e de cada um que hoje está aqui presente”, avaliou o reitor em exercício da UERN, Francisco Dantas de Medeiros Neto.

Além de Natal, o território Terras Potiguaras abrange os municípios de Parnamirim, Macaíba, Extremoz e São Gonçalo do Amarante. A expectativa é que as demandas e aspirações que foram amplamente discutidas em todo o Estado contribuam para a construção de um plano plurianual que atenda de forma precisa e abrangente às necessidades de cada região.

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.