Saídas do PL continuam após Rogério Marinho assumir comando do partido no RN
Natal, RN 5 de mar 2024

Saídas do PL continuam após Rogério Marinho assumir comando do partido no RN

30 de agosto de 2023
2min
Saídas do PL continuam após Rogério Marinho assumir comando do partido no RN

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

TRE acatou pedido de desfiliação de Neilton | Foto: Eduardo Maia/ALRN

O deputado estadual Neilton Diógenes recebeu autorização para se desfiliar do Partido Liberal, sem risco de perda do mandato. Aliado do deputado federal João Maia, destronado do comando do PL depois que Rogério Marinho assumiu a sigla, Diógenes deve acompanhar o colega e seguir para outra legenda.

O pedido para a desfiliação foi julgado nesta terça-feira (29) pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RN) em que Neilton afirmou, no documento apresentado à Corte, que recebeu autorização da presidência estadual do PL para deixar a sigla em 15 de junho. 

A solicitação foi necessária já que os parlamentares que se desligarem do partido pelo qual tenham sido eleitos podem perder o mandato, salvo nos casos de anuência do partido ou de outras hipóteses de justa causa estabelecidas em lei, como criações de outros partidos ou fusões partidárias.

O primeiro a anunciar que deixaria o PL foi João Maia, ainda em junho, depois de presidir a legenda por 19 anos.

Identificado com a ala considerada moderada, Maia viu Rogério Marinho crescer dentro da estrutura partidária após se eleger senador.

A mudança no comando estadual ocorreu oficialmente em 3 de julho, quando Marinho participou de uma cerimônia sem a presença de João Maia. O deputado federal também não fez qualquer publicação em suas redes sociais de reverência ao seu sucessor à frente do partido.

O futuro de João Maia e Neilton Diógenes ainda não está definido oficialmente, mas a expectativa é de que o próximo destino seja o PP.

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.