Em Natal, Unidade Popular elege nova direção e se prepara para eleições 2024
Natal, RN 18 de mai 2024

Em Natal, Unidade Popular elege nova direção e se prepara para eleições 2024

5 de outubro de 2023
4min
Em Natal, Unidade Popular elege nova direção e se prepara para eleições 2024

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

No último final de semana, a Unidade Popular pelo Socialismo (UP) - partido mais jovem do Brasil - elegeu os novos diretórios de Natal e do Rio Grande do Norte. Sem fechar questão sobre a disputa à Prefeitura da capital no ano que vem, a sigla definiu que lançará candidatos a vereadores e manterá oposição ao projeto político do prefeito Álvaro Dias (Republicanos).

A etapa congressual da UP reelegeu o produtor cultural Mateus Freitas como presidente do diretório natalense, e a dentista Samara Martins como presidenta do partido no Estado. A novidade é que a vice-presidência da UP em Natal é agora ocupada pela dirigente do Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas (MLB), Bianca Soares.

De acordo com Freitas, apesar do partido não ver as eleições como um fim em si mesmo, o congresso debateu a necessidade de disputá-las. 

“As eleições representam uma janela importante para divulgarmos nossas ideias e nosso programa político, além de podermos agitar as lutas que já vimos construindo na cidade, como as lutas pela moradia, creche, educação e pelo fim da violência policial. Certamente teremos candidaturas à vereança em Natal que representam o melhor de nossas lutas e do nosso povo”, afirmou.

Durante o evento interno, alguns convidados estiveram presentes, como nomes do PSOL, PT, PCB e MST. A deputada federal e pré-candidata a prefeita Natália Bonavides representou os petistas.

“Avaliamos a candidatura de Natália à prefeitura como importante. Ela esteve presente em nossa mesa de abertura e pôde falar dessa disposição em construir uma candidatura contra a velha política na cidade”, disse Mateus Freitas. 

“Mas ainda não chegamos a nenhuma conclusão sobre nossa disputa majoritária. Estamos abertos ao diálogo para a construção de um programa para essas próximas eleições que coloque os principais anseios da classe trabalhadora como centralidade e estamos dispostos a construir uma composição de chapa que represente bem o conjunto da esquerda”, pontuou o socialista.

Direita não pode ser subestimada mesmo sob governo progressista, avisa presidente da UP

Para Mateus Freitas, um dos eixos tirados pela legenda é a prioridade da mobilização popular e pela retomada de direitos retirados após o impeachment de 2016. 

“Mesmo sob um governo progressista de esquerda, não podemos negligenciar a organização dos fascistas e do setor reacionário que ainda possuem significativas representações em nosso Congresso e Senado. As movimentações de acampamento e a tentativa de golpe de 8 de janeiro nos mostram que é preciso estar atento e vigilante”, enfatiza.

Em foto de arquivo, Freitas (centro) ao lado da presidenta estadual da UP, Samara Martins, e do ex-candidato a presidência, Leonardo Péricles | Foto: reprodução

Em Natal, a UP está apresentando um abaixo-assinado em favor da criação de uma empresa pública de transporte. O dirigente do partido vê o desenvolvimento de Natal estagnado sob a gestão Álvaro Dias.

“O povo natalense hoje sofre com as consequências de governos de direita na prefeitura, gestões que enganam o povo e são marionetes na mão dos empresários do transporte, turismo e da especulação imobiliária”, critica.

Ele enxerga uma piora no sistema de transporte público municipal, que teria se intensificado a partir da pandemia.

“O sucateamento vai das frotas de ônibus, que estão longe de atender a demanda que a cidade precisa, até a precarização dos salários e jornadas de trabalho dos motoristas que acumulam a função de motorista e cobrador mas só recebem um salário. Precisamos derrubar a política de Álvaro Dias e o SETURN. Nossa cidade é construída pelos trabalhadores e por isso deve ser feita para nós, o povo”, defende.

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.