PT terá candidaturas em ao menos 12 capitais, incluindo Natália Bonavides em Natal
Natal, RN 23 de jul 2024

PT terá candidaturas em ao menos 12 capitais, incluindo Natália Bonavides em Natal

10 de outubro de 2023
3min
PT terá candidaturas em ao menos 12 capitais, incluindo Natália Bonavides em Natal

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

O Partido dos Trabalhadores (PT) deve ir para as eleições municipais de 2024 com candidaturas em ao menos 12 capitais, incluindo Natal, no Rio Grande do Norte.

Além desta, a lista inclui Porto Alegre (RS), Curitiba (PR), Vitória (ES), Aracaju (SE), Maceió (AL), João Pessoa (PB), Fortaleza (CE), Teresina (PI), Cuiabá (MT), Campo Grande (MS) e Goiânia (GO), segundo informou a Folha de S. Paulo.

Na cidade potiguar, o nome já confirmado como pré-candidata é a deputada federal Natália Bonavides. Seu nome já vinha sendo cotado desde 2020, mas naquela eleição ela recuou e o PT lançou o então senador e hoje presidente da Petrobrás, Jean Paul Prates.

Para o ano que vem, contudo, a disposição da petista e o acordo da direção do PT já estão firmados. Natália anunciou oficialmente em fevereiro que seria pré-candidata durante uma reunião do diretório da sigla. 

Além dessas 12 capitais, o partido de Lula quer a vice nos principais centros urbanos, como São Paulo, onde o partido apoia Guilherme Boulos (PSOL), além de Rio de Janeiro e Recife.

2024 será um teste de fogo: será a primeira eleição municipal depois que Lula retornou à presidência, marcando uma inflexão que vinha das eleições de 2016 e 2020, quando o PT encolheu nas urnas e perdeu prefeituras importantes. 

Na última disputa municipal, por exemplo, o partido ficou sem o comando de nenhuma capital, fator inédito desde a redemocratização. Cacicado pela volta à Presidência, a expectativa agora é voltar a se fortalecer.

De acordo com a Folha, todos os pré-candidatos petistas devem ser definidos até 30 de novembro, para que tenham tempo de estruturação da campanha.

Bonavides já está com o bloco na rua: desde julho, o partido iniciou o projeto “PT Pensa Natal” com plenárias nos bairros. É um esboço para a formação do programa político do ano que vem. 

O primeiro encontro, por exemplo, discutiu sobre o Sistema Único da Assistência Social (Suas), na sede do partido em Lagoa Nova, zona Sul da capital. O segundo foi no bairro de Mãe Luiza, para acolher as demandas da zona Leste.

No campo das alianças, os debates já estão ocorrendo. O PT faz parte da Federação Brasil da Esperança com o PCdoB e PV. Os comunistas já definiram o apoio à deputada federal, enquanto o PV lançou a deputada estadual Eudiane Macedo também como pré-candidata à Prefeitura. Como a federação só pode lançar um nome, uma das duas siglas terá que recuar até 2024.

Além deles, o PSOL definiu no congresso estadual realizado em setembro que tem como uma das tarefas buscar a unidade com os partidos de esquerda na capital, numa aliança contra as candidaturas identificadas com o bolsonarismo. Natália, assim, pode receber o apoio dos pessolistas, mas uma candidatura própria do partido não está descartada. A Unidade Popular também nutre simpatia pela petista, mas ainda não definiu como se posicionará para o ano que vem.

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.