Girão e Gonçalves votam contra feriado no Dia da Consciência Negra
Natal, RN 27 de fev 2024

Girão e Gonçalves votam contra feriado no Dia da Consciência Negra

30 de novembro de 2023
2min
Girão e Gonçalves votam contra feriado no Dia da Consciência Negra
Sargento Gonçalves e General Girão, deputados pelo RN

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Dos oito deputados que integram a bancada do Rio Grande do Norte na Câmara dos Deputados, em Brasília, apenas o General Girão (PL) e Sargento Gonçalves (PL) votaram contra o Projeto de Lei 3268/21, que transforma o Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, em feriado nacional.

A votação foi realizada nesta quarta (29) e a matéria foi aprovada com 286 votos favoráveis e 121 contrários. A matéria foi apresentada inicialmente pelo senador Randolfe Rodrigues (Rede - AP), foi aprovada no Senado e segue, agora, para a sansão do presidente da República, Luís Inácio Lula da Silva.

Com a mudança, a data passará a ser chamada de “Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra”.

Atualmente, os estados de Alagoas, Amazonas, Amapá, Mato Grosso, Rio de Janeiro e São Paulo já consideram o Dia da Consciência Negra como feriado nacional. Além disso, alguns outros estados, como Paraíba, Bahia, Tocantins, Maranhão, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Paraná e Santa Catarina, possuem pelo menos uma cidade que já considera o Dia da Consciência Negra como feriado.

O Dia da Consciência Negra é celebrado em 20 de novembro, data de aniversário de Zumbi, que liderou a resistência no quilombo de Palmares, e acabou assassinado em 1695.

Como votaram os deputados do RN:

Fonte: Câmara dos Deputados

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.