Operação Verão 2024 vai cobrir 400 quilômetros do litoral
Natal, RN 22 de abr 2024

Operação Verão 2024 vai cobrir 400 quilômetros do litoral

5 de janeiro de 2024
4min
Operação Verão 2024 vai cobrir 400 quilômetros do litoral

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Começou hoje (5) e segue até início de fevereiro (8) a já conhecida Operação Verão que, anualmente, leva patrulhamento policial para as praias durante o período de veraneio, cobrindo toda a costa litorânea potiguar, de Tibau, no norte do Estado, até Baía Formosa, no lado sul. Para 2024, o governo estadual está investindo R$ 5 milhões e contará com 1.500 agentes de segurança, em serviço extraordinário, por dia de operação.

Durante o lançamento ocorrido hoje pela manhã o governo do estado entregou 29 veículos, modelo Duster, que fazem parte dos 400 novos veículos já entregues por meio da parceria com o Governo Federal,que está investindo R$ 100 milhões na segurança pública no RN. As forças policiais também receberam dez quadriciclos e quatro motonáuticas para o Corpo de Bombeiros Militar.

A governadora Fátima Bezerra reforçou que essa é uma ação integrada entre todos os órgãos do sistema estadual de segurança - Sesed, Seap, PM, PC, Itep e parcerias com órgãos federais e municipais e ainda com o Detran e Idema, com o objetivo de levar educação no trânsito e preservação ambiental nos 400 quilômetros do litoral potiguar.

A aquisição dos novos equipamentos, segundo o secretário de estado da segurança pública e defesa social, Francisco Araújo, bem como o pagamento das diárias operacionais é mais uma garantia de que será ofertado um bom serviço para a população.

Os municípios que receberão os novos 29 veículos Duster são: Afonso Bezerra, Alexandria, Apodi, Areia Branca, Assu, Caiçara do Norte, Caicó, Canguaretama, Espírito Santo, Ipanguaçu, Itajá, Itaú, Jardim de Piranhas, João Câmara, Jucurutu, Lajes Pintada, Natal (02), Nova Cruz, Olho d’Água do Borges, Parelhas, Pau dos Ferros, Santa Cruz, Santo Antônio, São José de Campestre, São Paulo do Potengi, Serra do Mel, Tangará e Upanema.

PRINCIPAIS AÇÕES DA OPERAÇÃO VERÃO

Além da cobertura policial em todos os pontos turísticos do Rio Grande do Norte, há também um trabalho em parceria com o Comando de Policiamento Rodoviário Estadual (CPRE), em fiscalizações de trânsito. Policiamento motorizado, a pé e montado, na área rural e urbana. Haverá incremento da fiscalização de trânsito com operações zero álcool e lei seca. Policiamento ordinário e ambiental realizará fiscalização de som alto e perturbação do sossego, além do policiamento especializado fará reforço dos litorais norte e sul.

No caso da Polícia Civil, haverá ampliação dos postos fixos e móveis em todo o litoral potiguar, com destaque para o trabalho do Departamento de Proteção a Grupos em Situação de Vulnerabilidade (DPGV), atuando de forma educativa em áreas de grande fluxo entre turistas e visitantes. Bem como área de Atuação da Diretoria de Polícia Civil da Grande Natal (DPGRAN) com delegacias fixas em Pirangi do Norte, Barra de Maxaranguape e em Camurupim e delegacias móveis em Pirangi do Norte, Muriú, Ponta Negra e Búzios. A área de atuação da Diretoria de Polícia Civil da Interior (DPCIN) será em Tibau, Areia Branca, Tibau do Sul, São Miguel do Gostoso, Rio do Fogo e Touros. A Polícia Civil terá delegacias fixas em São Miguel do Gostoso, Tibau e Pipa.

No caso do Corpo de Bombeiros terão 17 postos de guarda-vidas na Região Metropolitana, um em Tibau do Sul, um em São Miguel do Gostoso e outros três na região de Mossoró. O Corpo de Bombeiros terá à disposição 14 veículos durante o período da Operação Verão. A partir de amanhã (6) o Corpo de Bombeiro também realiza a campanha Praia Segura, realizando ações como Blitz Educativa junto ao trânsito, com informações importantes com os cuidados necessários para quem está se deslocando para as praias.

Com informações da Assecom/Governo do RN

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.