Centro de máquinas agrícolas chinesas é inaugurado no interior do RN
Natal, RN 9 de mai 2024

Centro de máquinas agrícolas chinesas é inaugurado no interior do RN

2 de fevereiro de 2024
3min
Centro de máquinas agrícolas chinesas é inaugurado no interior do RN
Imagens: Humberto Sales

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Para melhorar a produção de alimentos saudáveis e promover qualidade de vida ao trabalhador rural, o Consórcio Nordeste e o governo do Rio Grande do Norte lançaram, nesta sexta-feira (2), o centro de testagem das máquinas chinesas, na Comunidade Baixa Fechada, no município de Apodi. O ato, que conta com o ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, e o embaixador da China no Brasil, Zhu Qingqiao, formaliza a chegada de mais de 30 máquinas doadas ao Brasil. Onze delas serão entregues ao o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) no RN, Paraíba, Maranhão e Ceará, onde serão realizadas testagens de eficiência das máquinas, nos diferentes tipos de solos e sistemas produtivos.

“Hoje é a concretização de um sonho! Graças a muito diálogo, a muito trabalho e muito esforço, estamos aqui hoje para tornar a cidade de Apodi a capital da mecanização da agricultura familiar!”, comentou a governadora Fátima Bezerra, durante a solenidade.

Vídeo divulgado pela governadora nas redes sociais:

Os equipamentos serão utilizados por pequenos produtores agrícolas pelo período mínimo de um ano, beneficiando cerca de 150 famílias. A iniciativa e encerra a programação da Parceria Brasil-China, evento que envolve seminários e capacitações voltadas para a modernização da agricultura familiar. O centro foi criado a partir de uma parceria entre governo estadual, Consórcio Nordeste, Universidade Agrícola da China (UAC), Instituto Internacional Para Cooperação Popular (IAPC – BAOBAB) e indústrias chinesas.

O evento teve presença de uma comitiva chinesa. O grupo é formado por pesquisadores e empresários da área de implementos agrícolas. A comitiva está visitando cidades potiguares desde o último dia 25.

Esse intercâmbio busca aprofundar a cooperação entre os dois países no campo da ciência e tecnologia da mecanização da agricultura familiar. Uma das metas da parceria é aumentar a produção potiguar de milho e arroz em pelo menos 20%.

No sábado (3) pela manhã, a governadora Fátima Bezerra e o ministro Paulo Teixeira terão agenda no município de Mossoró. Os dois visitarão o maior assentamento rural do estado, o Maisa.

A agenda inclui ainda visita à produção da Agrovila Pomar, onde será possível ver de perto os resultados da produção agrícola dos assentamentos da região. Em seguida, visita à sede da Agrícola Famosa, maior produtora e exportadora de frutas in natura do Brasil.

O ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, e o embaixador da China no Brasil, Zhu Qingqiao, participam de evento no Rio Grande do Norte, que formaliza a chegada de mais de 30 máquinas doadas ao Brasil. A governadora Fátima Bezerra os recebeu na inauguração de um centro de testagem das máquinas chinesas, na cidade de Apodi.

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.