RN é estado do Nordeste com menor número de igrejas e templos
Natal, RN 27 de abr 2024

RN é estado do Nordeste com menor número de igrejas e templos

3 de fevereiro de 2024
3min
RN é estado do Nordeste com menor número de igrejas e templos
Matriz de Nossa Senhora da Apresentação, em Natal. | Foto: Joana Lima

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

O Rio Grande do Norte tem 267 igrejas e templos, o equivalente a 8,82 a cada 100 mil habitantes, enquanto a taxa nacional é 286 igrejas para cada 100 mil pessoas, com 579,7 mil espaços de oração em todo o país. As informações foram divulgadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) na sexta-feira (2).

O levantamento do Censo 2022 descobriu que existem mais templos religiosos em todo o Brasil - incluindo-se igrejas, sinagogas, templos, centro espíritas e terreiros, por exemplo - do que escolas e hospitais. São 579,8 mil imóveis com finalidades religiosas, enquanto são 264,4 mil estabelecimentos de ensino e 247,5 mil localizações de saúde.

No Nordeste, a unidade com menor número proporcional de igrejas é Sergipe (6.49), apesar de ter mais que o RN em números absolutos, 294. Alagoas aparece em seguida, com segunda menor taxa (8.74) e 279 estabelecimentos. O número é igual ao do estado do Ceará, mas que apresenta taxa bem superior (24.56). A Bahia tem maior número proporcional (52.94) e absoluto (374).

Dados: Censo 2022 IBGE | Infográfico: Agência Saiba Mais

A região Norte concentra a maior relação entre estabelecimentos religiosos e a população. São 79.650 igrejas nos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins, uma média de 459 para cada 100 mil habitantes, quase o dobro do valor total do Brasil.

Foi a primeira vez que o IBGE mapeou todas as coordenadas geográficas e os tipos de edificações que compõem os 111 milhões de endereços do Brasil cadastrados durante a pesquisa, inclusive de lugares religiosos: igrejas, templos, sinagogas e terreiros de todas as religiões.

A maioria dos endereços do Brasil é formada por domicílios particulares: 90,6 milhões de casas e apartamentos. Em segundo lugar, estão os estabelecimentos comerciais com "outras finalidades", como comércio, prédios culturais ou públicos: 11,7 milhões.

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.