IFRN oferece diversos cursos gratuitos no Programa Mulheres Mil
Natal, RN 27 de mai 2024

IFRN oferece diversos cursos gratuitos no Programa Mulheres Mil

8 de março de 2024
3min
IFRN oferece diversos cursos gratuitos no Programa Mulheres Mil
Aula inaugural do Mulheres Mil em Parelhas. Foto: Divulgação / IFRN

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

A qualificação profissional é uma das ferramentas para emancipação financeira das mulheres. Pensando nisso, o Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) oferta, em 2024, um total de mil vagas, distribuídas entre 22 campi, para o Programa Mulheres Mil, que oferece uma formação abrangente para mulheres em vulnerabilidade social e cursos gratuitos de qualificação profissional em diversas áreas, utilizando toda a estrutura da instituição.

Os Cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) serão ofertados em todos os campi da instituição no primeiro e segundo semestres deste ano. As vagas e os requisitos para participar estarão disponíveis nos editais específicos de cada Campus e podem ser encontrados na página dos campi do Portal IFRN.

Inclusão educacional
Para a professora Luciana Rabêlo, que coordena o projeto em âmbito sistêmico, o Programa Mulheres Mil tem o objetivo de compor uma série de iniciativas vinculadas ao Bolsa Formação, e busca consolidar as Políticas Públicas governamentais de inclusão educacional, social e produtiva de mulheres em situação de vulnerabilidade social: “As mulheres passam por experiências transformadoras, promovendo não apenas a oportunidade de se qualificar profissionalmente, mas também diversos outros impactos, como a descoberta da cidadania, a melhora das relações familiares, o resgate da autoestima e o retorno às atividades escolares”, disse.

Mulheres Mil
O Programa, instituído pela Portaria nº 1.015, de 21 de julho de 2011, faz parte de um conjunto de ações que visam à consolidação das políticas públicas e diretrizes governamentais de inclusão educacional, social e produtiva de mulheres em situação de vulnerabilidade. Além disso, funciona como uma porta para o mundo do trabalho e um retorno ao mundo educacional onde muitas mulheres também optam por seguir no mundo acadêmico.

As participantes têm acesso a uma formação completa, que inclui capacitação profissional em áreas com alta demanda no mercado de trabalho, aulas de cidadania, direitos da mulher e outros temas relevantes para o empoderamento feminino, além de bolsa-auxílio para o custeio de transporte e alimentação, e utilização de toda a estrutura do IFRN, que conta com laboratórios, bibliotecas e acesso à internet.

Abaixo, veja os Campi e cursos disponíveis

Canguaretama - Agente de Desenvolvimento Cooperativista

Lajes, Natal - Centro Histórico - Espanhol Básico

Caicó, Jucurutu, Natal-Zona Norte, Parelhas, Santa Cruz e São Gonçalo do Amarante - Vendedora

João Câmara, Natal-Zona Leste e Nova Cruz - Assistente Administrativo

Apodi, Currais Novos - Produtor de Derivados Do Leite

Ipanguaçu - Artesã de Biojóias

Pau dos Ferros - Costureiro de Máquina Reta e Overloque

Macau, Mossoró e Parnamirim - Operador de computador

Ceará-Mirim e Natal-Central - cuidador de idoso

São Paulo do Potengi - Eletricista Instalador Predial de Baixa Tensão

SE VOCÊ SE INTERESSOU POR ALGUM DESSES CURSOS, VÁ NA PÁGINA RESPECTIVA DO CAMPI ONDE ESTÁ SENDO OFERECIDO. PARA MAIS INFORMAÇÕES, CLIQUE AQUI

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.