Grupo Insurgências Poéticas celebra nove anos nesta quarta (10)
Natal, RN 24 de mai 2024

Grupo Insurgências Poéticas celebra nove anos nesta quarta (10)

9 de abril de 2024
3min
Grupo Insurgências Poéticas celebra nove anos nesta quarta (10)
Imagem: Reprodução/João Maria Alves.

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Fazer o verbo delirar, como escreveu Manoel de Barros, é uma das propostas do sarau, selo independente e coletivo artístico Insurgências Poéticas. Celebrando nove anos de existência, o coletivo leva para o Bardallos Comida e Arte, localizado na Cidade Alta, em Natal, a diversidade da palavra em diversas linguagens com música, dança e recital. O evento acontece nesta quarta-feira (10), às 19h, com entrada gratuita.

A apresentação faz parte do projeto aprovado na Lei Paulo Gustavo do governo federal através do município de Natal, por meio da Fundação Capitania das Artes (FUNCARTE) e traz como proposta o fomento dos diálogos entre artistas, público e produtores culturais por meio da arte. Além disso, tem como proposta unir os diversos públicos que frequentam o Centro Histórico de Natal, após a revitalização.

Estarão em cena os artistas Felipe Nunes (música), Marina Rabelo (escritora), Thiago Medeiros, Michelle Ferret (poesia), Rozeane Oliveira (dança) e Rita Machado (vídeo).

“Para nós, fazer o sarau é um oxigênio para a vida. Entre tantas dores, sufocamentos, a palavra e a arte nos salvam um tanto desse desassossego”, declarou a poetisa Michelle Ferret à Agência Saiba Mais. “O sarau é uma união de sons, vidas. É quando conseguimos unir nossas artes e respirar. Fizemos uma seleção de poemas e músicas potiguares de maneira criteriosa e inserimos poetas que gostamos e que nos alimentam como Marize Castro, Iara Carvalho, Regina Azevedo, Letícia Torres, Eveline Sin entre tantas que amamos”, afirmou.

A atividade contará com tradução em libras e toda a apresentação será gravada e disponibilizada na íntegra em vídeo nas plataformas online de acesso gratuito ao público.

Sobre o Sarau Insurgências Poéticas

Criado em março de 2016, o Sarau Insurgências Poéticas já realizou mais de 200 edições na cidade do Natal, se firmando como um sarau multiartístico unindo literatura, artes cênicas, música, artes visuais, fotografia, cinema e música para visibilizar poéticas contidas na arte potiguar, entre temporadas no Bardallos Comida e Arte - Centro Histórico e edições em trânsito em espaços como Escolas, Universidades, Bares, Teatros, Espaços Alternativos, homenagens a artistas e escritores criativos do RN que mantém ativas suas produções. 

Em 2018, também, o Sarau criou o Selo Independente Insurgências Poéticas, lançando até agora, 16 títulos entre livros e zines, realizou e produziu o I Encontro de Poetas Nordestinos com escritores e artistas do RN, PB, PE e CE. 

O Insurgências Poéticas Participou dos principais Festivais de Arte e Literatura da Cidade, do Estado e de outras partes do país, dentre eles, FliPopular, FliPAut, Burburinho Festival de Artes, Festival Sonora Brasil - edição Natal, Circuito Cultural Ribeira, ECO Praça, FLIC - Festival Literário de Currais Novos; representou o RN no Centro Cultural Banco do Nordeste, em Fortaleza/CE, sendo o primeiro Sarau a se apresentar no palco principal. 

Serviço

O quê: Sarau Insurgências Poéticas;

Quando: 10 de Abril de 2024;

Onde: Rua Gonçalves Lêdo, 678 - Cidade Alta, Natal - RN, no Bardallos, às 19h.

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.