Terapia de casal
Natal, RN 19 de jun 2024

Terapia de casal

23 de maio de 2024
4min
Terapia de casal

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Dia desses fomos, eu e meu esposo, participar de um programa chamado TERAPIA DE CASAL. O convite inusitado veio da simpática e talentosa Gizelle Saraiva, que comanda a apresentação no canal da StartTV Live (Youtube), nas noites de sexta-feira.

Não achei que o César toparia, pois não é muito chegado a falar em público. Surpreendentemente, ele aceitou e lá fomos nós expor/comentar nossa bem-sucedida parceria amorosa de quase 31 anos. O resultado foi hilário, mais do que isso, foi libertador…

Uma semana antes, a Gizelle nos reuniu em um encontro virtual em que conversamos por cerca de 1 hora. Ela fez perguntas, comentários e, ao final, concluiu que os dois tinham personalidades fortes, o que torna tudo bem desafiador (como já comprovamos).

Para quem acredita em horóscopo, outro agravante: somos arianos. Áries tem o planeta Marte como regente. É um signo de personalidade forte, além de competitivo e impulsivo. Segundo a astrologia, arianos não combinam entre si, pois tendem a se chocar quando convivem.

Gizelle decidiu nomear esse episódio, o 2ª da 2ª temporada, como “Quando dois bicudos se beijam”, o que achei divertido, porque um programa de entretenimento tem de ter humor e porque tratar desse tema espinhoso sem o recurso do riso, faz tudo ficar mais pesado.

O episódio contou com a ótima participação da psicóloga Denise Gomes (deniselgomespsi), que pontuou questões bem legais sobres as diferenças entre homens e mulheres nas relações afetivas. A astróloga Kamilla (@kahmistica) contribuiu com informações sobre o signo e a fotografa Louise Aurora (@aurorafotografia) fez imagens lindas do programa. Gostei muito dessa configuração.

No final, rimos muito e consideramos que teve efeito terapêutico sobre nós. Nosso casamento está bem longe de ser perfeito, mas é bem legal, principalmente agora, que os filhos já estão quase adultos e dão menos trabalho, o que deixa mais tempo pra gente se curtir.

Uma das coisas que mencionei é que meu termômetro para o amor (já que não existem outros motivos pra se ficar junto) é pensar a respeito de uma viagem. A primeira companhia que desejo perto de mim é a dele e isso reflete um desejo de querer estar junto. Em tempos tão reveladores de relações tóxicas, as mulheres têm de repensar suas vidas. Estar com alguém que não soma, não apoia ou agride, não vale a pena. Nesses casos, a máxima “Antes só do que mal acompanhada” é a melhor opção. Tive sorte nesse sentido.

Termino essa crônica com a letra da nossa música. Acho que todo casal tem a sua, né? “Amanhã não se sabe”, da banda LS Jack fez muito sucesso em 2003. Eu estava grávida da Gigi, nossa segunda filha e veraneávamos em Búzios. A família estava toda reunida. Nossa avó, Maria (pois ainda por cima, somos primos) estava viva. O Gabriel, tinha 4 aninhos e o Guga só nasceria em 2007. Foi um momento especial que deixou ótimas lembranças e a música traz essa reflexão necessária sobre o tempo. O quanto é precioso, justamente por ser fugaz.

Como as folhas com o vento,

Até onde vai dar o firmamento.

Toda hora enquanto é tempo

Vivo aqui este momento.

Hoje aqui, amanhã não se sabe,

Vivo agora antes que o dia acabe.

Este instante, nunca é tarde,

Mal começou, e eu já estou com saudade.

Me abraça, me aceita,

Me aceita assim, meu amor

Me abraça, me beija,

Me aceita assim, como eu sou

E deixa ser o que for.

Como as ondas com a maré

Até onde não vai dar mais pé,

Esse instante, tal qual é,

Vivo aqui e seja o que Deus quiser.

Hoje aqui não importa pra onde vamos

Vivo agora, não tenho outros planos.

E é tão fácil viver sonhando

Enquanto isso a vida vai passando.

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.