Chuva de granizo atinge interior do RN
Natal, RN 20 de mai 2024

Chuva de granizo atinge interior do RN

30 de janeiro de 2024
3min
Chuva de granizo atinge interior do RN
Fenômeno aconteceu em Jucurutu e Almino Afonso, segundo Emparn | Foto: reprodução redes sociais

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Ao menos duas cidades do Rio Grande do Norte, Jucurutu e Almino Afonso, registraram chuva de granizo nesta segunda-feira (29). As ocorrências foram confirmadas pela Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn).

Vídeos nas redes sociais mostram a surpresa dos moradores com a chegada do fenômeno.

“Chovendo gelo, gente (...)”, diz um morador.

“É do tamanho de uma pedra de uma baladeira. Faz tempo que eu não via isso aqui”, completa o áudio do vídeo (veja abaixo).

Um estudante da UFRN, que passa as férias com a família no interior, disse também que o granizo quebrou o telhado de sua casa e derrubou árvores.

Segundo a Emparn, a chuva de granizo foi consequência da atuação do fenômeno chamado Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN) no Nordeste, que favoreceu a formação de nuvem do tipo Cumulus Nimbus, responsável pela ocorrência de chuvas de granizo no Vale do Açu e no Médio Oeste Potiguar, em Almino Afonso. 

A atuação do Vórtice Ciclônico associada ao aquecimento das águas do oceano Atlântico, com temperaturas acima de 28°C, também foi a responsável pelas chuvas com trovoadas registradas no litoral, de acordo com a Emparn.

Para os meteorologistas, a chuva de granizo é considerada incomum para o Rio Grande do Norte. Segundo Gilmar Bristot, da Emparn, a formação da nuvem Cumulus Nimbus atingiu até 12 km de altura.

“As gotículas do interior dessa nuvem foram forçadas a ultrapassar um nível de congelamento e com isso se transformaram em gelo, vindo posteriormente a precipitar”, explicou. 

Chuvas

Ainda de acordo com Bristot, as ocorrências causadas pela presença do vórtice ciclônico sobre o Nordeste deverão trazer pancadas de chuva no Rio Grande do Norte durante os próximos dias.

O Sistema de Monitoramento aponta a previsão para o restante da semana de probabilidade alta de chuvas em todas as regiões do RN devido a atuação do VCAN. 

“As análises do sistema apontam a permanência do VCAN sob o estado, condição que favorece a ocorrência de chuvas”, disse Bristot.

Sobre as temperaturas, a previsão para o litoral potiguar a variação deverá ser entre 22°C e 35°C e no interior, as mínimas poderão atingir 23°C e as máximas 33°C .

Previsão dia a dia

30/01/24 - Terça-feira -Céu parcialmente nublado com chuvas nas regiões de Mossoró e Vale do Açu. Nas demais regiões, céu parcialmente nublado.

31/01/24 - Quarta-feira - Céu parcialmente nublado a claro em todo o estado.

01/02/24 - Quinta-feira - Céu parcialmente nublado a claro em todo o estado.

02/02/24 - Sexta-feira - Céu parcialmente nublado com chuvas nas regiões do Vale do açu, Litoral Potiguar, Seridó Potiguar e Alto Oeste Potiguar.  Nas demais regiões, céu parcialmente nublado a claro.

03/02/24 - Sábado - Céu parcialmente nublado com chuvas em todo o estado.

04/02/24 - Domingo - Céu parcialmente nublado com chuvas nas regiões de Mossoró, Litoral Potiguar, Vale do Açu e Alto Oeste Potiguar. Nas demais regiões, céu parcialmente nublado a claro.

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.