1
00:00
00:00
Cinco projetos de lei criados pelo mandato da vereadora Marielle Franco (PSOL) foram aprovados quarta-feira (2), em primeira votação, pela Câmara Municipal do Rio de Janeiro.
Todas as propostas têm relação com a área de Direitos Humanos e três deles beneficiam diretamente as mulheres, focos do mandato da parlamentar, executada a tiros dia 14 de março, no Rio. Além dos cinco já aprovados, mais dois projetos tiveram votação adiada.
O assassinato de Marielle Franco ainda segue sem solução pela polícia do Rio de Janeiro.
Conheça os 5 projetos de Marielle Franco aprovados:
- Espaço Coruja: institui o Espaço Coruja, programa de acolhimento às crianças no período noturno, enquanto os responsáveis trabalham ou estudam. Permite que mães com dupla jornada continuem seus estudos ou permaneçam em seus empregos.
- Assédio não é passageiro: cria campanha permanente de conscientização e enfrentamento ao assédio e violência sexual no município do Rio, nos equipamentos, espaços públicos e transportes coletivos;
- Dossiê Mulher Carioca: o dossiê da mulher carioca vai auxiliar a formulação de políticas públicas voltadas para mulheres através da compilação de dados da saúde, assistência social e direitos humanos do município do estado do Rio.
- Efetivação das Medidas Socioeducativas em Meio Aberto: prevê que o município se responsabilize por suas obrigações, garantindo que medidas socioeducativas sejam cumpridas pelos adolescentes em meio aberto, dando-lhes oportunidades de ingresso no mercado de trabalho.
- Assistência Técnica Pública e Gratuita para habitações de interesse social: institui assistência para projeto, construção, reforma e regularização de habitação de interesse social para as famílias de baixa renda.
- Dia de Thereza de Benguela no Dia da Mulher Negra: inclui no calendário oficial da cidade o Dia de Thereza de Benguela como celebração adicional ao Dia da Mulher Negra, em homenagem à líder quilombola Thereza, símbolo de força e resistência
- Dia de Luta contra a homofobia, Lesbofobia, Bifobia e Transfobia: inclui no calendário da cidade o Dia de Luta contra a homofobia, Lesbofobia, Bifobia e Transfobia. A data celebra o dia em que a homossexualidade deixou de constar como doença do CID-10.