1
00:00
00:00
A pré-campanha da deputada estadual sargento Mary Regina (PT) tem chamado a atenção pelas pautas relacionadas à defesa dos Direitos Humanos.
Semana passada, a policial militar criticou o edital da PM por destinar apenas 6% das vagas para as mulheres, levantando a bandeira da valorização da mulher dentro da instituição.
Nesta segunda-feira (22), Mary Regina esteve na aldeia Katu, localizada entre os municípios de Goianinha e Canguaretama. No encontro, a pré-candidata ouviu as principais queixas da tribo. O cacique Luiz Katu afirmou que uma das dificuldades da comunidade indígena está na execução efetiva de políticas públicas destinadas à saúde, cujo acesso é precário em razão da distância dos centros urbanos.
Falta apoio também para a educação escolar indígena. A região abriga a primeira escola indígena do Rio Grande do Norte.
O cacique ainda ressaltou a importância da independência econômica a partir da exploração sustentável dos recursos naturais. A comunidade criou o turismo sustentável e oferece aos turistas uma experiência de contato com a natureza.
Durante a visita, sargento Regina destacou a paciência e a resistência do projeto, que inclui trilha agroecológica, visita à nascente de água mineral, além de pintura corporal. E se comprometeu a lutar para inserir a aldeia Katu na rota turística do Estado:
- A aldeia, com seus recursos próprios, abriu essa oportunidade para as pessoas conhecerem a realidade. Agora é preciso que os gestores conheçam e abracem esse trabalho e façam com que, efetivamente, a aldeia Katu seja incluída no roteiro turístico do nosso estado, já que estamos tão próximos a duas praias muito visitadas que são Tibau do Sul e Pipa.
Saiba Mais: Concurso para a Polícia Militar no RN destina apenas 6% das vagas para mulheres