Juca Ferreira defende Ancine e ataca extrema-direita em Natal
Natal, RN 26 de abr 2024

Juca Ferreira defende Ancine e ataca extrema-direita em Natal

2 de agosto de 2019
Juca Ferreira defende Ancine e ataca extrema-direita em Natal

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

"A retomada do cinema brasileiro incomoda porque a extrema-direita tem dificuldade de conviver com liberdade de expressão. A extrema-direita é totalitária, é burra. Eles querem acabar com essa liberdade que nós conquistamos", atacou Juca Ferreira, o ex-ministro da Cultura nos governos Lula e Dilma.

A pasta que ele dirigiu foi extinta pelo governo Bolsonaro. A depender das declarações recentes do presidente da República, a Ancine é a bola da vez.

Atualmente na secretaria de Cultura de Belo Horizonte, Ferreira foi uma das atrações do seminário nacional de Cultura e Resistência, que acontece nesta sexta-feira (02), em Natal. O evento marca o início das aulas do curso de formação “Cultura”, realizado pela Fundação Perseu Abramo em parceria com a Secretaria Nacional de Cultura do PT. O Seminário acontece na tenda do Festival Elas por Elas Cultura, Comunicação e Trabalho, instalada na Praça da Árvore, em Mirassol. O palco receberá, durante à noite, o evento de incentivo ao empoderamento feminino.

A ideia é refletir sobre os rumos dos programas culturais na contemporaneidade brasileira. Contestador ferrenho do governo Bolsonaro, Juca Ferreira não economizou críticas ao novo governo:

"Eles estão tentando destruir tudo. É até cansativo enumerar, porque é muita coisa...direitos sociais, reforma trabalhista, da previdência, além de atacar a vida democrática do país restabelecendo a censura. Soube também que agora eles vão dar prioridade de acabar com o SUS para privatizar a saúde no Brasil, então ele (Bolsonaro) representa a barbárie e o retrocesso", disse.

Sobre o panorama brasileiro no campo cultural, o ex-ministro destacou a tentativa do ex-presidente Michel Temer de extinguir o ministério que fomentava a área, ideia interrompida em razão da indignação popular e de movimentações feitas por diversos artistas em todo Brasil. Na era bolsonarista, os eventos de opressão cultural, segundo Ferreira, se repetem:

"Eles estão destruindo grupos de trabalho já com o nível de experiência alta, cortando verba, acabando com programas importantes. Agora, também tentam destruir um dos maiores sucessos do ministério que é a política para o cinema e para o audiovisual. A gente deixou uma captação por fora do orçamento que é a taxa cobrada por todos os meios que veiculam conteúdos audiovisuais, é o que tem permitido o crescimento do cinema brasileiro e a Ancine é quem administra isso de forma bem republicana", disse, em defesa da Agência Nacional de Cinema, ameaçada de extinção em declarações feitas pelo Presidente.

A Ancine é órgão oficial do governo federal e funciona de forma autônoma. Conta com diretoria, presidente e conselho. O uso do recurso disposto à agência se dá através de editais variados, em que artistas e produtores apresentam propostas, que são julgadas e aprovadas. Segundo o ex-ministro, as contas são prestadas publicamente:

"Eles espalharam uma série de boatos de que era corrupção e privilégios, mas não é verdade e eles sabem disso. Como não pegou, já que é tudo documentado e transparente, eles estão levantando um argumento moral que têm filmes que agridem a família brasileira... tudo isso é bobagem, é mentira. O que eles querem é acabar com a política", defendeu.

Segundo Juca, quando o ex-presidente Lula foi eleito, menos de dez filmes eram produzidos por ano no Brasil. Com as novas políticas de incentivo, a média evoluiu para mais de 150, como é hoje.

Também integrando a mesa, a Deputada Federal Benedita da Silva (PT-RJ) defendeu o combate ao racismo, homofobia, preconceitos e intolerância religiosa. A presidenta da Comissão de Cultura da Câmara disse que, mais do que lutar, é preciso escolher não morrer num governo que põe em ameaça as principais áreas de diálogo com o povo, que são a educação e a cultura.

"O governo tem medo do povo, da verdade. A cultura é uma coisa real, aberta, colocada. Ele não quer ouvir essa verdade. Foi uma eleição de irregularidades, inconstitucionalidade, fake news e outros instrumentos que agora o The Intercept está colocando, que são as manobras de Moro e Dallagnol pra evitar que Lula fosse candidato", disse.

A petista lembrou do ex-presidente Lula e disse que suas ideias, assim como o traço cultural que reside em cada indivíduo, não podem ser aprisionados.

"A cultura que querem matar, sobrevive muito além do que qualquer governo pode oferecer. Ninguém mata identidade."

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.