Gargalheiras: Seridó faz vigília e águas estão a 20 cm da sangria
Natal, RN 30 de abr 2024

Gargalheiras: Seridó faz vigília e águas estão a 20 cm da sangria

3 de abril de 2024
6min
Gargalheiras: Seridó faz vigília e águas estão a 20 cm da sangria

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Uma espera de 13 anos está próxima de chegar ao fim para os moradores da cidade de Acari, no interior do Rio Grande do Norte. O Açude Gargalheiras amanheceu esta quarta-feira (3) faltando apenas 20 centímetros da trigésima sangria desde sua inauguração em 1959.

O clima de festa e expectativa envolveu a população, que se reuniu em uma espécie de vigília ao redor do manancial. Desde a noite da última segunda-feira (1º de abril), ansiosos não arredaram pé do local para testemunhar o momento histórico.

Nas redes sociais, a ansiedade foi a mesma. No X (antigo Twitter), o termo “Gargalheiras” foi o mais comentado no Rio Grande do Norte, superando a noite de paredão do BBB 24.

"Eu amo como a sangria dos reservatórios de água se tornam um grande evento kkk ano passado foi a barragem de pau dos ferros e agora o RN todo acompanhando o evento gargalheiras. já no aguardo dos próximos".

"Tenho 32 anos e até hoje só vi sangrar duas vezes (não passei minha infância em Acari) mas lembro como se fosse hoje, quando viemos morar em Acari e meus pais me levaram pra conhecer. Eu tinha 11 anos de idade, mas entendi naquele momento que aquele lugar tinha algo de grandioso"

"Gente eu cancelei todos os compromissos que eu tinha em Natal esse final de semana, não tem como eu perder o Hit da sangria do Gargalheiras depois de fucking 13 anos"

"O reality do Gargalheiras está esmurrando o BBB sem do nem piedade"

"nunca vi tanto acariense no meu insta mas imagino a felicidade. meu sonho de criança era ver gargalheiras sangrando e uma das minhas principais memórias de infancia era os almoços com meus pais lá no restaurante que tinha vista pro açude nas infinitas viagens a sousa"

Acari vai ter festa

A Prefeitura de Acari anunciou a “Festa do Gargalheiras” para o próximo domingo (7), com shows dos artistas Bruno Martins, Giannini Alencar e Giulian Monte, além de um pranchão.

Reconhecido como patrimônio cultural, histórico, geográfico, paisagístico, ambiental e turístico do Rio Grande do Norte em janeiro de 2023, o Açude Gargalheiras ganhou destaque nacional ao servir de locação para o premiado filme "Bacurau" (2019), dirigido pelo pernambucano Kleber Mendonça Filho.

O cineasta, em tom de admiração, chegou a celebrar a cheia através das redes sociais, compartilhando imagens do antes e depois do açude.

O aumento repentino no nível do Gargalheiras foi impulsionado pelas chuvas recentes que banharam o estado, somado à contribuição da sangria do Açude Dourado, em Currais Novos, que direcionou parte de suas águas para o açude de Acari.

Em apenas um mês, a capacidade passou de 4,98% para a sangria completa, demonstrando um rápido crescimento do manancial.

A barragem está localizada entre as serras do Abreu e Gargalheira, e tem capacidade para armazenar cerca de 44 milhões de metros cúbicos de água.

População do Seridó faz vigília esperando a sangria do açude Gargalheiras | Foto: Anthony Medeiros

8 curiosidades sobre o Açude Gargalheiras

  • A ideia de construção de um açude na região surgiu com a seca de 1877. Na época o então Instituto de Obras contra as Secas estudava a construção de grandes reservatórios de água no Nordeste.
  • A primeira planta do açude Gargalheiras é de 1909. Diversas empreiteiras assumiram o projeto ao longo dos anos, até que em 1955 o 1º Grupamento de Engenharia de Construção torna-se responsável pela obra e a concluiu em 1958. A inauguração do açude aconteceu no ano seguinte.
  • A primeira sangria foi registrada em março de 1960. Dificilmente o açude passava três anos sem transbordar. O maior intervalo foi de 2011 até 2024.
  • O maior transbordamento atingiu 2,80 metros em 1985.
  • O maior período de sangria foi em 1964, quando as águas do Rio Acauã vazaram por cinco meses.
  • O Rio Acauã faz parte da Bacia do Rio Piranhas-Assu, principal rio que corta a região do Seridó.
  • Segundo pesquisas arqueológicas, a região onde foi construído o açude Gargalheiras abrigou uma grande lagoa chamada Macaguá, onde viviam em seus arredores grupos indígenas Tarairiú. Com o represamento das águas, uma área de cerca de 1.200 hectares foi inundada.
  • A origem da palavra Seridó, segundo Câmara Cascudo, provém de “ceri-toh”, um vocábulo indígena dos povos tapuias, cujo significado é “parcas folhagens”. Uma clara referência à topografia da região. Porém há discordâncias. Alguns pesquisadores fazem alusão à influência dos holandeses descendentes de judeus sefarditas na região, onde a denominação derivaria de “sarid” (em hebráico seiscentista: sobrevivente). Outros estudiosos, entretanto, falam que a origem remonta à “she’erit”, na tradução do hebraico antigo para o português: “refúgio Dele (Deus) ou lugar de quietude, amor e bênçãos”.

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.