Governo Bolsonaro é um misto de ‘neofascismo com neoliberalismo’, define Dilma, na França
Natal, RN 26 de abr 2024

Governo Bolsonaro é um misto de 'neofascismo com neoliberalismo', define Dilma, na França

18 de setembro de 2019
Governo Bolsonaro é um misto de 'neofascismo com neoliberalismo', define Dilma, na França

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

A ex-presidenta Dilma Rousseff participou nesta terça-feira (17) de conferência realizada na tradicional Universidade Sorbonne, em Paris, sobre o Brasil contemporâneo com o tema “O Brasil ainda é o país do futuro?”. Dilma disse que Bolsonaro não tem um “chip” da moderação, foi eleito devido ao golpe de 2016 e adota uma postura neofascista e neoliberal na presidência.

[embed]https://twitter.com/HenriqueFontana/status/1174068686447173633?ref_src=twsrc%5Etfw%7Ctwcamp%5Etweetembed%7Ctwterm%5E1174068686447173633&ref_url=https%3A%2F%2Frevistaforum.com.br%2Fpolitica%2Fneofascismo-com-neoliberalismo-dilma-define-governo-bolsonaro-na-universidade-de-sorbonne-em-paris%2F[/embed]

“Quando o neofascismo se junta com o neoliberalismo, é fundamental que o aspecto democrático seja ressaltado, porque é ele que cria a contradição. Porque eles [ela se refere aos apoiadores de Bolsonaro] passam a ter incômodo com o fato de ele ser tosco, com o fato de ele ser misógino”, declarou a ex-presidenta. “Ele é neo porque ele não é nacionalista, ele bate continência para os Estados Unidos”, justificou ainda.

Para Dilma, Bolsonaro “não tem chip de moderação” e, por conta disso dispara, sem pudor, ataques a figuras como a primeira-dama francesa Brigitte Macron e a Alta Comissária da ONU para os Direitos Humanos e ex-presidente do Chile, Michelle Bachelet. A petista ainda acrescentou que “ele defende a tortura e o assassinato político”.

[embed]https://twitter.com/hilde_angel/status/1174030891758358528?ref_src=twsrc%5Etfw%7Ctwcamp%5Etweetembed%7Ctwterm%5E1174030891758358528&ref_url=https%3A%2F%2Frevistaforum.com.br%2Fpolitica%2Fneofascismo-com-neoliberalismo-dilma-define-governo-bolsonaro-na-universidade-de-sorbonne-em-paris%2F[/embed]

Ao comentar sobre como Bolsonaro chegou à presidência, Dilma trouxe à tona o golpe sofrido por ela em 2016 e chamou a elite brasileira de golpista. “O golpe de 2016, a prisão do Lula e a destruição dos partidos de centro e de direita. Tudo isso com o apoio da mídia, das Forças Armadas, do mercado e de setores políticos, que achavam que seria possível controlá-lo”, declarou.

A participação de Dilma no debate foi bastante celebrada. A ex-presidenta recebeu fortes aplausos desde que chegou ao auditório lotado. “Todos os brasileiros e brasileiras são bem-vindos na Sorbonne, devido aos laços estreitos entre a França e o Brasil. Mas eu estou particularmente emocionado de acolher a mais ilustre cidadã deste país”, disse historiador e decano da Sorbonne Alain Tallon, referindo-se à ex-presidenta.

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.