O que está por trás da alíquota zero
Natal, RN 26 de abr 2024

O que está por trás da alíquota zero

10 de dezembro de 2020
O que está por trás da alíquota zero

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Não houve nem deverá haver grande repercussão contra o decreto presidencial de Bolsonaro zerando a alíquota para importação de armas, assim como deu-se pouca importância a desregulamentação do registro e rastreio de armas de maior calibre e poder ofensivo nas mãos de "colecionadores" pelo Exército. Essa "apatia" é compreensível, uma vez que o foco e a prioridade da sociedade não tem sido a mesma do governo federal.

Neste momento, as ameaças representadas pelo Covid-19 nos parecem (e são) mais urgentes, mas os riscos à nossa sobrevivência (individual e como democracia) representados pela corrida armamentista patrocinada pelo presidente e sua trupe são igualmente reais.

O que está por trás do plano de liberação de armas?

Estudos, estatísticas e exemplos de políticas semelhantes, adotadas em outros países, comprovam que não é "a garantia à autodefesa do cidadão" diante da crescente violência urbana, como apregoam os seguidores do presidente. Há uma intenção política, sombria e nefasta, escondida neste argumento simplista e falso. Para compreender é necessário observar dois fatos. Um atual, outro histórico.

O fato atual são as reações de alguns setores radicais da direita republicana nos EUA à derrota de Donald Trump. No Arizona, onde Biden rompeu a tradição conservadora e venceu, grupos armados cercaram locais de apuração dos votos e, desde então, têm feito desfiles pelas ruas. Esta semana, quando se aproxima a confirmação oficial da eleição de Biden no Colégio Eleitoral, a direção local do Partido Republicano iniciou uma pesquisa, via twitter, sobre "quem estaria disposto a dar sua vida pela reeleição de Trump".

O fato histórico é igualmente ilustrativo. Na Alemanha de 1930, foi a atuação de grupos de milícias paramilitares de ultradireita, armados à revelia do controle do Exército alemão e diante da indiferença dos segmentos liberais e progressistas, que preparou o caminho e garantiu a ascensão do nazismo.

Evidente que a nossa realidade não é a mesma da Alemanha da República de Weimar nem o nível de armamento da sociedade brasileira é igual (por enquanto) a da norte-americana. Mas, sem contar o tanto que o capitão Jair Bolsonaro emula de Trump e Hitler, o cenário de crise global e o desgaste programado das instituições democráticas nos aproximam, perigosamente, desses dois exemplos.

Para que eles se repitam aqui, basta não fazermos nada.

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.