Paulinho Freire mostra força e garante reeleição com apenas um voto contrário; PSOL se abstém
Natal, RN 25 de jul 2024

Paulinho Freire mostra força e garante reeleição com apenas um voto contrário; PSOL se abstém

1 de janeiro de 2021
Paulinho Freire mostra força e garante reeleição com apenas um voto contrário; PSOL se abstém

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

A renovação de quase metade dos vereadores que integram a nova legislatura da Câmara Municipal não representou uma mudança também no comando da Casa. O atual presidente Paulinho Freire (PDT) foi reeleito para mais um biênio à frente do poder legislativo e mostrou força junto aos veteranos e novos colegas.

Apenas a vereadora Ana Paula Araújo (PL) votou contra, e o novato Robério Paulino (PSOL) preferiu se abster. Na declaração de voto, o parlamentar do PSOL disse que propôs uma chapa de esquerda lançando Divaneide Basílio à presidência, mas não obteve sucesso.

A exposição mostra uma primeira fissura no bloco de esquerda da Casa que deve fazer oposição ao prefeito Álvaro Dias. Integram esse grupo os vereadores Divaneide Basílio e Brisa Bracchi, ambas do PT, Robério Paulino (PSOL) e Júlia Arruda (PCdoB). Ana Paula, do PL, também deve fazer posição ao atual prefeito.

O PDT de Paulinho Freire é o maior partido da Casa. Além do presidente, a sigla conta com mais quatro vereadores: Aldo Clemente, Felipe Alves, Nina Souza e Robson Carvalho.

Freire já passou pelo PP e estava no PSDB até abril de 2020, quando aproveitou a janela partidária para migrar para a sigla liderada no Rio Grande do Norte pelo ex-prefeito Carlos Eduardo Alves. Por sua vez, o antecessor de Álvaro Dias na prefeitura de Natal vem sendo cobrado pela direção nacional do PDT, comandado por Carlos Lupi e cujo projeto principal é eleger Ciro Gomes presidente da República em 2022.

Dos 8 cargos da mesa diretora, apenas dois serão ocupados por vereadores novatos na Casa: a 2ª vice-presidência, que acomodará Luciano Nascimento (PTB) e Nivaldo Bacurau (PSB), escolhido 4º secretário.

Confira a mesa diretora

Paulinho Freire – presidente
Klaus Araújo – 1º vice
Luciano Nascimento – 2º vice
Júlia Arruda – 3ª vice
Felipe Alves – 1º secretário
Aroldo Alves- 2º secretário
Preto Aquino – 3º secretário
Nivaldo Bacurau – 4º secretário

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.