Grupo da UFRN descobre planeta fora do Sistema Solar em missão da Nasa
Natal, RN 26 de abr 2024

Grupo da UFRN descobre planeta fora do Sistema Solar em missão da Nasa

6 de fevereiro de 2021
Grupo da UFRN descobre planeta fora do Sistema Solar em missão da Nasa

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Um planeta gasoso, com período orbital de 18 dias (leva 18 dias para completar o ciclo de 24 horas da Terra) e encoberto por nuvens cuja média de temperatura é de 1.300 C0. Essa é a descrição aproximada do TOI-257b, planeta descoberto esta semana pelo Grupo de Estrutura, Evolução Estelar e Exoplanetas (Ge3) do Departamento Física da UFRN, liderado pelo astrônomo e professor de Física, José Dias do Nascimento Júnior, com o auxílio do doutorando em Física, Leandro Almeida.

Apesar de possível, esse é um tipo de planeta que não existe no nosso Sistema Solar. Planetas gigantes, que muitas vezes estão próximos da estrela, mudam nossa ideia de planetas habitáveis. São, muitas vezes, gasosos e não deveriam estar tão próximos da estrela se olharmos para o sistema solar. A teoria padrão não acomoda de forma fácil o surgimento desse tipo de planeta e os teóricos da física de formação planetária estão trabalhando nessa questão”, explica José Dias.

O TOI-257b é um exoplaneta, que é como são chamados os planetas encontrados fora do Sistema Solar. Eles são importantes porque auxiliam os cientistas a compreender o quão rara são as condições para o surgimento e evolução da vida como nós conhecemos. Assim como Saturno, o TOI-257b é menos denso que a água, está a cerca de 250 anos-luz de distância da Terra, sua massa é quarenta vezes maior e seu volume é quase 350 vezes maior que o nosso planeta. O TOI-257b também é denominado pelos astrônomos de 'sub-Saturno', que são planetas maiores que Netuno e menores que Saturno.

"Além da descoberta desse exoplaneta, aparentemente raro (com o tamanho entre Netuno e Saturno), também foi possível a caracterização da hospedeira com incrível precisão e utilizando sismologia estelar, o que coloca esse sistema entre os poucos que possuem uma caracterização muito precisa." comenta o co-autor da descoberta, Leandro de Almeida.

O grupo formado por estudantes e pesquisadores da UFRN é, atualmente, o único time brasileiro diretamente envolvido com a descoberta de exoplanetas com o uso do satélite TESS (Transiting Exoplanet Survey Satellite), da NASA, que tem como uma das principais missões a descoberta de novos planetas. Este, é o segundo descoberto pelo Ge3 num período de dois anos. Em 2019, eles anunciaram um exoplaneta do tipo “Saturno quente”, o TOI 197b, com período orbital de 14 dias, também com uso do TESS. Além das observações espaciais, o Ge3 também contou com observações em terra feitas com o observatório MINERVA-Australis, um conjunto de cinco telescópios robóticos com abertura de 70 cm no Observatório Mount Kent, operado pela USQ, perto de Greenmount, na Austrália.

Só em janeiro, a missão TESS tinha um total de 1.604 candidatos a planetas e observações de acompanhamento que resultaram em um total de 37 descobertas planetárias confirmadas. Mas, há a expectativa de que novas descobertas aconteçam num futuro bem próximo.

O Universo é um lugar peculiar e diverso, com muitos tipos de planetas. Existem os sub-Saturnos, as superTerras e os mini Netunos. Estes planetas não existem no nosso quintal, o Sistema Solar. Os dados mostram ainda fortes evidências de um segundo planeta no sistema. Seria o TOI-257c, que esperamos confirmar ao longo de 2021 ou 2022”, adianta José Dias do Nascimento.

https://www.youtube.com/watch?v=1YxR-J8L9BY&feature=youtu.be

Simulação do TOI-257b:

https://www.youtube.com/watch?v=-0DCQWt1cBE&feature=emb_logo
Imagem: Observatory MINERVA-Australis

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.