1
Cajueira: newsletter dá visibilidade aos veículos e projetos de jornalismo da região Nordeste
4 de março de 2021

00:00
00:00
“Rincões”, “Brasil profundo” ou mesmo “Brasil de dentro” são alguns dos chavões favoritos do jornalismo entendido como nacional para atribuir histórias à maior região do país: o nosso Nordeste. Sentindo falta de um tratamento de notícias menos estereotipado e independente, três jornalistas formularam a newsletter Cajueira, um produto quinzenal que faz uma curadoria do que tem sido produzido pelos veículos do Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia.
“É como se a gente pudesse ir até cada um e dizer: olha só o que está sendo produzido no seu Estado. A resposta que estamos tendo até o momento tem sido bastante positiva”, indica a jornalista Mariana Ceci, potiguar que integra o projeto..
Basta entrar no endereço da Newsletter e adicionar um endereço de e-mail para receber, a cada quinze dias, nas quintas-feiras, uma nova edição com uma seleção do que chamou a atenção nesse período. Os textos introdutórios têm links para os portais, podcasts, canais do Youtuber ou qualquer tipo de plataforma onde tenha sido originalmente publicado o conteúdo.
“A newsletter surgiu a partir de uma inquietação coletiva nossa, de ver que todos os assuntos relacionados ao Nordeste eram tratados como pautas "regionais", nunca nacionais. Me incomodava muito saber tudo que estava acontecendo em São Paulo e nada do que estava acontecendo no Ceará, na Paraíba... E quando nos encontramos e descobrimos que esse incômodo era compartilhado não só por nós, mas por muita gente da região”, conta a jornalista.
A ideia partiu de Mariama Correia, periodista de Pernambuco. Hoje, participam também da curadoria Joana Suarez (PE-MG), Mariana Ceci (RN) e Nayara Felizardo, do Piauí. O trabalho ainda é voluntário. A escolha dos assuntos abordados e dos veículos é feita a partir de uma lista que foi previamente montada de forma colaborativa, e segue em atualização.
Na ocasião de lançamento, em 25 de novembro de 2020, a newsletter surge como um manifesto “pela reinvenção do Nordeste”, parafraseando a obra do historiador Durval Muniz.
“Pesquise Nordeste no Google e verá. Predominantemente, você vai encontrar imagens de paisagens ressequidas ou de praias. Essa visão polarizada persiste, de muitas formas, no discurso da mídia hegemônica”, levanta a edição 0 da Cajueira, que continua: