Tereza Campello: “No Brasil, é mais fácil acabar com a pobreza do que acabar com o ódio ao pobre”
Natal, RN 26 de abr 2024

Tereza Campello: “No Brasil, é mais fácil acabar com a pobreza do que acabar com o ódio ao pobre”

28 de maio de 2021
Tereza Campello: “No Brasil, é mais fácil acabar com a pobreza do que acabar com o ódio ao pobre”

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

A economista e pesquisadora Tereza Campello não aceita a tese de que os pobres ascenderam no Brasil só porque passaram a ter acesso aos bens de consumo e rebate as críticas de que os governos Lula e Dilma não criaram políticas estruturantes no país. A inclusão de negras e negros nas universidades, a construção de 1 milhão e 300 mil cisternas em municípios que conviviam com a falta d’água no interior do Nordeste e programas como o Luz para Todos são exemplos de políticas que transformaram a vida de milhões de pessoas:

- A pobreza, hoje, no Brasil não é igual à pobreza que tínhamos há algumas décadas. Porque as mudanças que fizemos foram estruturais”, destacou, antes de lamentar que o que os governos do PT construíram, Bolsonaro conseguiu destruir:

- Nós construímos políticas públicas montadas em evidências. Mas, para destruir, não precisa de diagnóstico. E esse desmonte está sendo dramático”, disse.

A ex-ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome no governo Dilma Rousseff foi a entrevistada do Balbúrdia da quinta-feira (27) e falou sobre o desmonte das políticas sociais do país pelo governo Bolsonaro.

- O Governo do Brasil está aproveitando a pandemia para acelerar o desmonte das políticas sociais”, pontuou.

O programa contou com a participação do jornalista Altamiro Borges, presidente do Centro de Estudos de Mídia Alternativa Barão de Itararé, que divulgou o seminário Decifrando o economês e desmontando o mito da austeridade fiscal – Por que e como é possível revogar o teto de gastos, garantir direitos sociais e promover o desenvolvimento nacional”,   confirmado para junho com participação da própria Tereza Campello e outros especialistas na área.

Preconceito

Coordenadora do programa Brasil Sem Miséria, que retirou 22 milhões de pessoas da extrema pobreza, e defensora ferrenha do Bolsa Família, ela acredita que o ódio de classe tenha relação com o passado recente do país ainda ligado à escravidão.

Se fôssemos comparar os mais de 500 anos do Brasil com um mês teríamos três semanas de escravidão e uma semana sem. Então é muito tempo ligado ao que há de pior. No Brasil, é mais fácil acabar com a pobreza do que acabar com o ódio ao pobre”, afirmou.

Apesar do cenário trágico do país onde mais de 450 mil pessoas já perderam a vida em razão da irresponsabilidade e falta de comando do governo federal no combate à pandemia, Campello vê esperança no futuro:

- Os negros estão nas ruas, as mulheres estão nas ruas, os jovens estão na rua. Precisamos nos animar, porque nos sabemos o que fazer para reconstruir esse País”, disse.

Assista a entrevista com a economista e ex-ministra Tereza Campello na íntegra:

https://www.youtube.com/watch?v=7BKp_8YJIPY&ab_channel=Ag%C3%AAnciaSaibaMais

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.