Estudantes de Natal fecham trecho da BR 101 em protesto contra Governo Bolsonaro
Natal, RN 24 de mai 2024

Estudantes de Natal fecham trecho da BR 101 em protesto contra Governo Bolsonaro

11 de agosto de 2021
Estudantes de Natal fecham trecho da BR 101 em protesto contra Governo Bolsonaro

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

O Dia do Estudante, celebrado neste 11 de agosto, começou como luta nas ruas de Natal. Na madrugada desta quarta-feira, jovens estudantes representantes de entidades como o DCE da UFRN e Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas (MLB.RN) bloquearam a BR 101 na entrada de Natal e atearam fogo em pneus.

A mobilização foi transmitida pelas redes sociais das instituições estuantis representadas, como DCEUFRN e MLBRN e as informações é de que os estudantes estão iniciando pela BR 101 as manifestações que vão culminar com encontro que ocorre às 14h na Cidade Alta, em Natal.

"Em esquenta para o ato de 11 de Agosto que ocorrerá às 14h na Cidade Alta, estudantes potiguares e movimentos sociais amanheceram a BR rumo a Natal com um trancasso em denúncia ao governo bolsonaro! O DCE da UFRN se fez presente e firma o compromisso com a luta contra esse governo genocida!", diz a postagem do DCE no Instagram

Já o Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas diz no Instagram que a movimentação tem como alvo o Governo Bolsnaro. "Natal hoje amanheceu com muita luta contra o Governo Bolsonaro! O Movimento Estudantil e o MLB realizaram um trancaço na BR 101 contra o Bolsonaro! Ontem Bolsonaro voltou a ameaçar a democracia, hoje o povo volta a ocupar as ruas contra esse Governo!".

Veja as postagens do trancaço realizado pelos estudantes de Natal

Instagram MLB.RN

Instagram DCE UFRN

Dia do Estudante será celebrado em outros eventos

O dia do estudante é comemorado, no Brasil, no dia 11 de agosto. A data foi sugerida em 1927, em homenagem aos 100 anos de fundação, por D. Pedro I, dos dois primeiros cursos de ciências jurídicas do país, em 11 de agosto de 1827.

O vereador Pedro Gorki (PCdoB) realiza a primeira sessão solene do mandato celebrando os estudantes, categoria que o ajudou a chegar a Câmara Municipal como o mais jovem parlamentar da história de Natal. Aos 18 anos, ele aproveita o 11 de agosto para homenagear 30 personalidades, entre ex-alunos e estudantes em atividade.

A cerimônia acontece nesta quarta-feira (11), a partir das 19h, na sede da União Estadual dos Estudantes. A escolha do espaço tem relação com o simbolismo da entidade e também com os protocolos de segurança sanitárias exigidos pela Câmara Municipal.

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.