Potiguar é capitão da seleção brasileira de goaball que estreia nesta terça (24) na Paralimpíada
Natal, RN 26 de abr 2024

Potiguar é capitão da seleção brasileira de goaball que estreia nesta terça (24) na Paralimpíada

24 de agosto de 2021
Potiguar é capitão da seleção brasileira de goaball que estreia nesta terça (24) na Paralimpíada

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Nesta terça (24), primeiro dia das competições Paralímpicas em Tóquio, já tem potiguar na disputa por medalha. Romário Marques é o capitão da seleção brasileira de goalball, um esporte coletivo com bola para pessoas que possuem deficiência visual. A estreia do Brasil na modalidade será contra a atual campeã Paralímpica, a Lituânia, um dos principais adversários e também candidato ao ouro. A partida será às 21h, pelo horário de Brasília.

Romário tem 32 anos e está em sua quarta Paralimpíada. Seu nome foi uma homenagem prestada pelo pai ao Romário do futebol, que estava começando a se destacar mundialmente quando o filho nasceu. Capitão da seleção brasileira desde 2018, Romário atua como pivô, que tem papel fundamental para a defesa do time. Nascido em Natal, o jogador potiguar foi acometido por retinose pigmentar, doença degenerativa que costuma se manifestar ainda na infância e que causa deficiência visual grave.

Craque e com posição garantida na seleção, o potiguar começou no goalball em 2005 e três anos depois, já estava na seleção brasileira nos Jogos de Pequim, em 2008. Em Londres, no ano de 2012, o time ficou com a prata. No Rio de Janeiro, em 2016, a seleção ficou com o bronze e a briga, agora, é pelo ouro.

A Paralimpíada de Tóquio 2020 conta com 22 esportes e tem 12 dias de duração. A delegação brasileira foi para Tóquio com 260 atletas, sendo 164 homens e 94 mulheres. Além das comissões técnica, médica e administrativa, num total de 434 pessoas. As disputas vão acontecer até 5 de setembro e têm transmissão por canais pagos e pela TV Brasil.

https://twitter.com/TVBrasil/status/1430125464186728453

Tabela da 1ª fase do goalball masculino:

Grupo A
24.08 – 21h - Brasil x Lituânia
26.08 – 1h15 – Brasil x Estados Unidos
27.08 – 5h30 - Brasil x Argélia
28.08 – 21h - Brasil x Japão

Medalhas

Para facilitar a identificação pelos atletas deficientes visuais, as medalhas dos Jogos Paralímpicos de Tóquio têm recuos nas laterais indicando se o objeto é de bronze, prata ou ouro. Também foi impresso "Tóquio 2020" no alfabeto Braile.

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.