Bolsonaro confirma agenda no Rio Grande do Norte para presenciar chegada da transposição do São Francisco
Natal, RN 26 de abr 2024

Bolsonaro confirma agenda no Rio Grande do Norte para presenciar chegada da transposição do São Francisco

24 de janeiro de 2022
2min
Bolsonaro confirma agenda no Rio Grande do Norte para presenciar chegada da transposição do São Francisco

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

O presidente Jair Bolsonaro confirmou a presença no Rio Grande do Norte no dia 9 de fevereiro para o evento que marca a chegada das águas do rio São Francisco no estado. A confirmação foi feita em uma postagem nas redes sociais que acompanha um vídeo do ministro do Desenvolvimento Regional, o potiguar Rogério Marinho.

As águas do São Francisco atualmente chegam a Barragem Engenheiro Ávidos, em Cajazeiras (PB), de onde seguem para o Rio Grande do Norte através do rio Piranhas-Açu. Essa água deve abastecer, principalmente, o Reservatório Armando Ribeiro Gonçalves e a Barragem de Oiticica.

A expectativa é que a transposição aumente o abastecimento de água em toda a região do semiárido potiguar e beneficie cerca de 350 mil pessoas das regiões Central, do Seridó e do Vale do Açu. Hoje, o Rio Grande do Norte tem 69 municípios em rodízio no abastecimento de água e dois em colapso, de acordo com a Companhia de Águas e Esgotos do Estado (Caern).

Essa é a terceira vez que Bolsonaro cumpre agenda no RN desde que assumiu o cargo de presidente, em 2019. A primeira vez foi em agosto de 2020, em meio à pandemia de coronavírus. Em 2021, ele retornou para anunciar investimentos na barragem de Oiticica, em Jucurutu, que está em fase de conclusão e deve ser entregue até o fim do ano.

A agenda pelo Rio Grande do Norte mostra como o presidente Jair Bolsonaro trabalha para aumentar a popularidade dele na região, a única onde ele teve proporcionalmente menos votos que Fernando Haddad (PT) nas eleições de 2018. A estratégia conta com o apoio de Rogério Marinho e a conclusão de obras públicas que já existiam quando ele assumiu o governo.

No caso da transposição do Rio São Francisco, trata-se da conclusão de uma obra que foi lançada em 2007 durante o governo Lula - ironicamente, o principal adversário de Bolsonaro nas eleições deste ano. Apesar da necessidade da construção de ramais, o governo federal considera a obra da transposição concluída desde outubro de 2021, quando o canal entre os reservatórios Caiçara e Engenheiro Ávidos passou a funcionar.

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.