O presidente Jair Bolsonaro confirmou a presença no Rio Grande do Norte no dia 9 de fevereiro para o evento que marca a chegada das águas do rio São Francisco no estado. A confirmação foi feita em uma postagem nas redes sociais que acompanha um vídeo do ministro do Desenvolvimento Regional, o potiguar Rogério Marinho.
As águas do São Francisco atualmente chegam a Barragem Engenheiro Ávidos, em Cajazeiras (PB), de onde seguem para o Rio Grande do Norte através do rio Piranhas-Açu. Essa água deve abastecer, principalmente, o Reservatório Armando Ribeiro Gonçalves e a Barragem de Oiticica.
A expectativa é que a transposição aumente o abastecimento de água em toda a região do semiárido potiguar e beneficie cerca de 350 mil pessoas das regiões Central, do Seridó e do Vale do Açu. Hoje, o Rio Grande do Norte tem 69 municípios em rodízio no abastecimento de água e dois em colapso, de acordo com a Companhia de Águas e Esgotos do Estado (Caern).
Essa é a terceira vez que Bolsonaro cumpre agenda no RN desde que assumiu o cargo de presidente, em 2019. A primeira vez foi em agosto de 2020, em meio à pandemia de coronavírus. Em 2021, ele retornou para anunciar investimentos na barragem de Oiticica, em Jucurutu, que está em fase de conclusão e deve ser entregue até o fim do ano.
A agenda pelo Rio Grande do Norte mostra como o presidente Jair Bolsonaro trabalha para aumentar a popularidade dele na região, a única onde ele teve proporcionalmente menos votos que Fernando Haddad (PT) nas eleições de 2018. A estratégia conta com o apoio de Rogério Marinho e a conclusão de obras públicas que já existiam quando ele assumiu o governo.
No caso da transposição do Rio São Francisco, trata-se da conclusão de uma obra que foi lançada em 2007 durante o governo Lula – ironicamente, o principal adversário de Bolsonaro nas eleições deste ano. Apesar da necessidade da construção de ramais, o governo federal considera a obra da transposição concluída desde outubro de 2021, quando o canal entre os reservatórios Caiçara e Engenheiro Ávidos passou a funcionar.