Aliado de Robinson, deputado Galeno Torquato usa fake news para minimizar pagamento de folhas atrasadas pelo Governo Fátima
Natal, RN 26 de abr 2024

Aliado de Robinson, deputado Galeno Torquato usa fake news para minimizar pagamento de folhas atrasadas pelo Governo Fátima

2 de fevereiro de 2022
3min
Aliado de Robinson, deputado Galeno Torquato usa fake news para minimizar pagamento de folhas atrasadas pelo Governo Fátima

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Em entrevista no programa Bom Dia CBN, pela rádio CBN Natal, o deputado Galeno Torquato (PSD) criticou o Governo Fátima Bezerra em diversos aspectos e afirmou que a governadora só conseguiu pagar as quatro folhas do funcionalismo deixadas em aberto pela gestão Robinson faria porque "o Governo Federal fez um aporte de 10 bilhões de reais para o Governo pagar os atrasados".

Trata-se de uma fake news, ou seja, uma informação falsa, seja por inocência, ignorância ou má-fé. Não há qualquer registro em órgãos federais que o Governo Federal tenha destinado essa quantia ou qualquer outra para o Estado do RN pagar folhas de servidores em atraso.

Na verdade, a fake news usada por Galeno não é nova. Ainda em 14 de abril de 2021 o repórter Luiz Fernando Menezes, da agência verificadora Aos Fatos, publicou texto apontando que "Não é verdade que o Rio Grande do Norte quitou a folha de pagamentos do funcionalismo estadual com R$ 900 milhões repassados pelo governo federal exclusivamente para o combate à Covid-19, como alegam posts nas redes (veja aqui). Esse valor corresponde apenas aos salários dos servidores da Saúde potiguar em 2020 e não há como determinar a origem dos recursos, segundo o TCE-RN (Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Norte)". Essa fake news havia sido muito difundida à época.

Antes mesmo disso, em 01 de março de 2021 o site UOL divulgou em reportagem que "Pelo menos 19 governadores assinaram uma carta divulgada hoje na qual contestam o presidente da República, Jair Bolsonaro, por uma postagem na qual ele listou valores que o governo federal teria repassado em 2020 a cada estado. De acordo com o documento, os recursos efetivamente repassados para a área da saúde são uma quantia absolutamente minoritária dentro do montante publicado pelo presidente". Também à epoca, grupos contrários ao Governo divulgaram fake news que o Governo Federal havia repassado quantias ao RN que jamais chegaram aos cofres do Estado, maximizando valores repassados obrigatoriamente.

Galeno na sua declaração passa que o "aporte de 10 bilhões de reais" teria sido enviado ao Governo do RN de uma vez só e com fim específico de pagar salários, o que é uma inverdade. O Governo Federal tem obrigação constitucional de repassar recursos aos Estados em finalidades diversas como Fundeb, ações da área da Saúde e infra-estrutura, divisão de tributos.

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.