CIDADANIA

Projeto prevê plantio de 10.000 árvores em 100 dias em Natal

Quem ainda não reclamou da “quentura” em Natal, é porque não botou o pé na rua, passa o dia com o ventilador ligado ou no ar condicionado. Um dos fatores que contribuem para esse aumento da temperatura e da sensação térmica é a redução de áreas arborizadas, por isso, preservá-las é tão importante. Um levantamento de 2017 aponta que 63% da cobertura vegetal de Natal está dentro das Zonas de Proteção Ambiental (ZPA’s).

Para tentar ampliar essa cobertura vegetal, está programado para março o início do plantio de 10.000 mudas em Natal num período de 100 dias. O projeto é resultado de uma parceria entre o vereador Robério Paulino (PSOL), diferentes secretarias da prefeitura do Natal, além da Câmara Municipal, ambientalistas e a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). As mudas serão plantadas a partir de março por causa do período de chuvas na capital potiguar.

Robério Paulino (Psol) em reunião com o prefeito de Natal, Álvaro Dias (PSDB), e demais integrantes do projeto I Foto: cedida

Faremos uma ousada parceria interinstitucional e precisamos, também, contar com o apoio de cada morador de locais próximos ao plantio, para ajudar a cuidar das mudas. Empresas e instituições que reconheçam a importância dessa ação para Natal também são bem vindas na parceria. No projeto não existem diferenças partidárias, estamos unidos por uma mesma e nobre causa“, comentou Robério Paulino que há 10 anos realiza o projeto Arboriza Natal, em parceria com a UFRN.

Algumas áreas da cidade, como o centro e o Alecrim, são consideradas ilhas de calor. O fenômeno, que se caracteriza pelo intenso aumento da temperatura nessas regiões em relação às demais áreas da cidade, é resultado da pouca cobertura vegetal, associada à maior concentração de materiais como concreto, asfalto, superfícies escuras que absorvem mais o calor, impermeabilização do solo e poluição.

Calçadão da João Pessoa, na Cidade Alta I Foto: Mirella Lopes

Para marcar as parcerias e o Mutirão de 100 árvores por dia, totalizando as 10.000 mudas, será realizado um ato público de lançamento no dia da Floresta, comemorado em 21 de março, às 9 horas da manhã, no Parque da Cidade.

Clique para ajudar a Agência Saiba Mais Clique para ajudar a Agência Saiba Mais
Previous ArticleNext Article