​Mundo político potiguar espera fim do carnaval para saber decisão de Ezequiel sobre pré-candidatura ao Governo
Natal, RN 26 de abr 2024

​Mundo político potiguar espera fim do carnaval para saber decisão de Ezequiel sobre pré-candidatura ao Governo

1 de março de 2022
3min
​Mundo político potiguar espera fim do carnaval para saber decisão de Ezequiel sobre pré-candidatura ao Governo

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Carnaval é sinônimo de festa, folia ou descanso. Para quase todo mundo, certamente, sim. Não para o presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, deputado estadual Ezequiel Ferreira de Souza (PSDB)​ que possivelmente ainda está nesta terça-feira 1 de março, tendo um carnaval de diálogos, acordos, possibilidades e indecisão. Explica-se: Especulado para ser pré-candidato ao Governo do Estado pela oposição à governadora Fátima Bezerra (PT), Ezequiel teria prometido aos interlocutores uma resposta à questão após o carnaval. Que termina nesta quarta-feira de cinzas, dia 2.

Na verdade, oficialmente Ezequiel não lançou a pré-candidatura ao Governo e nem confirmou que ​daria uma posição sobre seu destino político após a festa momesca. Tanto a possibilidade de candidatura como o "prazo" foram divulgados por sites e blogs políticos ligados justamente à oposição, daí o mundo político acreditar que eles reproduzem essas informações com o aval de Ezequiel.

Quanto à indecisão, ela é facilmente explicável. Ezequiel faz parte do Governo Fátima, como foi enfatizado em diversas entrevistas pelo secretário chefe do gabinete Civil, Raimundo Alves, que lembrou que o presidente da Assembleia indicou secretários e cargos de confiança no governo "e faz parte da gestão", como disse Raimundo. Outro fator é que indo para a oposição, enfrentaria justamente Fátima que lidera as pesquisas e em caso de derrota amargaria ficar sem mandato. Tentando a reeleição como deputado estadual, teria vitória certa com ótima votação e, mesmo sem poder ser novamente presidente da Casa, teria como manter o poder e prestígio no Legislativo Estadual.

​​Antes do carnaval, Ezequiel esteve em Brasília onde conversou com os ministros Fábio Faria (Comunicações) e Rogério Marinho (Desenvolvimento Regional), no início da semana, o que levou colunistas da mídia nacional, como Lauro Jardim, de O Globo, cravarem como confirmada a pré-candidatura do deputado ao Governo. No meio jornalístico potiguar ficou a sensação de uma nota "plantada" já que Lauro não tem conhecimento dos intramuros da política norte-rio-grandense.

Em entrevista recente o ex-vice governador Fábio Dantas vaticinou que "uma pré-candidatura da oposição lançada agora e não em julho tem mais chances de perder para Fátima". Pela pressão (e pressa) que oposicionistas colocam em Ezequiel, muitos parecem não concordar com o ex-vice de Robinson Faria. Quanto mais tarde Ezequiel "romper" com Fátima para assumir a pré-candidatura, mais o discurso necessário para criticar a governadora durante a campanha ficará difícil e contraditório.

E em relação a discursos, a oposição espera a decisão de Ezequiel para "depois do carnaval". Mas esse tempo sem exatidão pode significar tanto a quinta-feira dia 3 de março quando os meses de abril ou maio, que, na prática, serão também "depois do carnaval".

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.