Casos de dengue crescem 818% no RN
Natal, RN 26 de abr 2024

Casos de dengue crescem 818% no RN

26 de abril de 2022
4min
Casos de dengue crescem 818% no RN

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Entre o mês de janeiro e a segunda semana de abril de 2022, os casos de dengue no Rio Grande do Norte aumentaram assustadores 818%, quando comparados com o mesmo período do ano passado,. Foram 435 casos prováveis de dengue registrados em 2021, enquanto esse ano as notificações chegaram a 3.995.

O aumento segue nos demais casos das arboviroses da zika e chikungunya, de acordo com os dados divulgados pela Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap). Os casos prováveis de chikungunya passaram de 570 para 1.494, o que representa um aumento de 162%, e os casos prováveis de zika subiram de 39 no ano passado para 321 em 2022, o que resulta numa alta de 723%.

Arboviroses

São doenças transmitidas pelo arbovírus, que englobam os vírus transmitidos por insetos e aracnídeos (como aranhas e carrapatos). No Rio Grande do Norte, as arboviroses mais comuns são a dengue, zika e chikungunya. As três doenças são transmitidos pela fêmea do mosquito Aedes aegypti.

Sintomas

As arboviroses apresentam sintomas comuns entre si, como febre, dores nas articulações, manchas vermelhas na pele, coceira e vermelhidão nos olhos no caso da chikungunya e zika. Mas, apesar dos sinais parecidos, no caso da chikungunya predominam as fortes dores nas articulações, febre, dor nas costas, fadiga, náuseas, vômitos, dor de cabeça, dores musculares (mialgias) e inchaço articular bilateral.

Os sintomas comuns da zika são manchas avermelhadas pelo corpo, dor muscular, dor de cabeça, dor atrás dos olhos e conjuntivite. São pouco comuns, mas pode a pessoa doente pode ter diarreia, constipação e pequenas úlceras na mucosa oral.

Já em relação à dengue, há quatro tipos em circulação no Brasil que podem trazer os seguintes sintomas:

ASSINTOMÁTICA: Apesar de contaminada, a pessoa não apresenta sintomas.

CLÁSSICA: Um dos primeiros sintomas é uma abrupta febre alta (entre 390C e 400C), acompanhada por dor de cabeça, dor nos olhos, cansaço, dores musculares, náusea, vômitos e erupções na pele. A doença costuma durar de cinco dias a sete dias, mas a recuperação leva semanas.

DENGUE HEMORRÁGICA: É a forma mais grave porque pode levar à morte. O tratamento tem que ser feito em um hospital. Os sintomas são parecidos com o da dengue clássica, mas começam a surgir sangramentos por volta do terceiro dia, principalmente, nas gengivas e pele. Além disso, o paciente costuma apresentar fortes e contínuas dores no estômago.

FEBRE HEMORRÁGICA DA DENGUE ou SÍNDROME DO CHOQUE DA DENGUE: É o tipo mais raro e grave da dengue hemorrágica. O paciente apresenta palidez, hipotermia, alterações do nível de consciências, problemas circulatórios, pressão baixa e taquicardia, pode chegar a óbito.

É importante que os serviços de saúde estejam atentos à notificação dos casos suspeitos, e que a população esteja atenta aos sinais de alarme, como dor abdominal, vômitos persistentes e sangramento de mucosas, pois devem procurar imediatamente os serviços de saúde”, explica Sílvia Dinara, coordenadora do programa estadual de combate às arboviroses.

Reprodução Fiocruz

Cuidados

Confira alguns cuidados necessários para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor das arboviroses:

  • Manter os quintais livres de possíveis criadouros do mosquito;
  • Esfregar com bucha as vasilhas ou reservatórios de água de seus animais;
  • Não colocar lixo em terrenos baldios;
  • Manter caixas d´água sempre tampadas
  • Cuidar de qualquer local que possa acumular água parada. Além dos cuidados, é importante receber a visita do agente de endemias e esclarecer possíveis dúvidas.

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.