DEMOCRACIA

Agência SAIBA MAIS está entre os 100 veículos parceiros do Google Destaques no Brasil

A Agência SAIBA MAIS agora faz parte do Google Destaques, principal projeto da empresa para apoiar o jornalismo profissional e de qualidade no país. A expansão do projeto foi anunciada nesta quarta-feira (1º). Com foco na curadoria especializada, no apoio ao jornalismo profissional e em facilitar o acesso às notícias regionais, o Google Destaques, programa de licenciamento do Google que faz parceria  com os veículos jornalísticos para distribuir conteúdo selecionado, beneficiando empresas e leitores, está em expansão e atingiu em junho a marca de mais de 100 parceiros no Brasil.

No Rio Grande do Norte, apenas a Agência SAIBA MAIS e a Tribuna do Norte estão na lista.

A parceria com o Google chega no melhor momento de audiência da Agência SAIBA MAIS, que nasceu em agosto de 2017. Em maio de 2022, o site bateu novo recorde de audiência com 188.952 pessoas acessando o conteúdo (saibamais.jor.br) e lendo 439.612 páginas. Para ter ideia do crescimento da audiência, quando comparamos com maio de 2021 há um crescimento de 106,9% no número de leitores e 137,8% na quantidade de páginas visualizadas.

“Chegar a 100 parceiros no Google Destaques é um marco importante nesse nosso esforço para dar mais alcance e capilaridade ao programa. Esperamos seguir apoiando ainda mais o desenvolvimento do jornalismo profissional no ambiente digital e a oferta de informação relevante para as pessoas”, comenta Andrea Fornes, diretora de Parcerias de Produtos de Notícias para a América Latina no Google.

Com as parcerias firmadas com as empresas jornalísticas, o projeto chega a 19 estados com notícias produzidas por jornais, sites, revistas e emissoras de rádio e televisão, por meio dos painéis do Destaques.

Colaborando para a disseminação de uma maior diversidade de vozes e histórias no jornalismo, além de visibilizar o que é produzido localmente, aumentando a relevância para os leitores de diferentes regiões e comunidades, mais de 90% dos veículos que fazem parte do Google Destaques representam noticiário local ou regional.

“Para nós da Agência SAIBA MAIS, um veículo independente da região Nordeste, o convite para participar do Google Destaque é um reconhecimento. Nosso trabalho tem sido pautado pela defesa da Democracia, dos Direitos Humanos e da democratização do acesso à informação. Logo, a abertura de uma janela como a do Google Destaque nos ajuda a ampliar o alcance do nosso conteúdo jornalístico e a dar ainda mais visibilidade às notícias de Natal e do Rio Grande do Norte – o segundo Estado no País com mais deserto de jornalismo. Fazer jornalismo aqui e neste momento de tantas transformações é, mais que um trabalho, uma missão”, analisa o jornalista Rafael Duarte, editor e fundador da SAIBA MAIS.

Nos últimos meses, a Agência SAIBA MAIS tem trabalhado para melhorar a forma como expõe e entrega o conteúdo jornalístico produzido. É um trabalho contínuo e tem como objetivo dar eficiência à entrega do conteúdo. Hoje, a agência tem mais de 40 mil perfis conectados nas redes sociais do Instagram, Facebook, Twitter, YouTube e WhatsApp.

Em maio, a Agência implantou um novo site, mais intuitivo e funcional. Antes, o layout mostrava poucos conteúdos produzidos nas primeiras telas de rolagem (tanto em computadores de mesa, como em celulares). Com o novo formato, já na primeira tela do computador os leitores vão encontrar 14 conteúdos produzidos pela equipe.

1.400 veículos participam do projeto no mundo

No mundo todo, mais de 1.400 publicações já fazem parte do Google Destaques, também conhecido como Google News Showcase, em países como Alemanha, Argentina, Japão, Índia e Austrália.

O Brasil foi um dos pioneiros, ao lado da Alemanha, ingressando no programa em outubro de 2020. Hoje, o Google Destaques é o maior programa de financiamento ao jornalismo no país.

SAIBA MAIS: Audiência da SAIBA MAIS cresce 137%, bate recorde em maio, atrai 190 mil pessoas que acessaram 440 mil páginas

Como funciona o Google Destaques

O Destaques oferece aos leitores notícias com mais contexto e diferentes perspectivas sobre temas importantes do dia a dia, atraindo, ao mesmo tempo, um tráfego valioso para os sites das publicações. Ao clicar nos artigos para leitura, os leitores são levados aos sites dos veículos: atualmente, desse modo, geramos mais de 10 milhões de cliques por mês às publicações parceiras.

O Destaques está disponível para usuários que acessam o Google Notícias pelo navegador (news.google.com.br) no desktop ou dispositivos móveis, no aplicativo do Google Notícias (iOS e Android) e no Discover (disponível nos aplicativos Google ou na tela inicial à esquerda nos dispositivos Android).

O Destaques é diferente dos outros produtos porque funciona a partir das escolhas editoriais de cada publicação. Desta forma, o conteúdo disponibilizado aos leitores passa por uma curadoria dos próprios editores antes de ser listado na forma de “painéis”.

Os editores podem visualizar como os leitores interagem com o conteúdo do Destaques, em tempo real. Isso permite compreender ainda melhor o que as pessoas querem ler. Assim, veículos podem reagir rapidamente diante de temas que estão em alta, aumentar o conteúdo dessas matérias ou acrescentar painéis sobre os assuntos. Há ainda a capacidade de editar as imagens que aparecem nos painéis, fazendo isso diretamente na ferramenta de publicação. Com isso, editores do Destaques têm mais controle sobre o conteúdo – e ainda economizam tempo.

O objetivo dos painéis é permitir que as publicações consigam expressar sua voz e sua marca nos produtos Google para que o leitor reconheça mais facilmente o valor e o ponto de vista de cada publicação sobre os principais acontecimentos da atualidade.

O Destaques do Google Notícias conta também com painéis exclusivos para jornais locais. Esses veículos passam a estar na seção “Suas notícias locais” do Google Notícias. Editores do Destaques fazem uma curadoria cuidadosa do conteúdo desses painéis, ressaltando as reportagens mais importantes do dia naquela área do país e ganhando uma nova maneira de aprofundar seu relacionamento com leitores.

Para ter acesso à seção local do Google Notícias, basta clicar em “Suas notícias locais” no menu à esquerda do site news.google.com, ou navegar até a seção local do feed “Para você” no aplicativo do Google Notícias.

Google News Showcase não é o único programa de licenciamento pelo qual remuneramos veículos de notícias por seu conteúdo de alta qualidade. Web Stories e notícias em formato de áudio, ou ferramentas como o Assine com o Google, que compõem o compromisso do Google em ajudar a fortalecer o ecossistema jornalístico.

*Veículos brasileiros no Google Destaques:

A Cidade ON (SP), A Crítica (AM), A Gazeta (ES), A Tarde (BA), A Tribuna de Santos (SP), A Voz da Cidade (RJ), Band (SP), Brasil 247 (SP), Carta Capital (SP), CNN Brasil (SP), Correio 24hrs (BA), Correio Braziliense (DF), Correio do Povo (RS), Correio Popular (SP), Cruzeiro do Sul (SP), DCM (SP), Diarinho (SC), Diário Catarinense (SC), Diário da Amazônia (RO), Diário da Região (SP), Diário de Canoas (RS), Diário do Grande ABC (SP), Diário do Litoral (SP), Diário do Nordeste (CE), Diário do Pará (PA), Diário do Rio (RJ), Diário Gaúcho (RS), Diário Popular (RS), Estado de Minas (MG), Estado de S. Paulo (SP), Exame (SP), Folha de Boa Vista (RR), Folha de Londrina (PR), Folha de Pernambuco (PE), Folha de S.Paulo (SP), Folha do Litoral (SP), Folha Vitória (ES), Forbes Brasil (SP), GaúchaZH (RS), Gazeta de SP (SP), Gazeta do Povo (PR), Gazeta do Sul (RS), Hora de Santa Catarina (SC), IstoÉ (SP), IstoÉ Dinheiro (SP), Jornal A Notícia (SC), Jornal Cidade (SP), Jornal Costa Norte (SP), Jornal de Beltrão (PR), Jornal de Brasília (DF), Jornal de Santa Catarina (SC), Jornal do Comércio (RS), Jornal do Commercio (PE), Jornal do Tocantins (TO), Jornal Meio Norte (PI), Jornal NH (RS), Jornal Plural (PR), Jornal Razão (SC), Jornal VS (RS), Jovem Pan (SP), Le Monde Diplomatique Brasil (SP), Metrópoles (DF), Money Times (SP), MyNews (RJ), ND Mais ( SC), Nexo (SP), NSC Total (SC), O Antagonista (SP), O Cafezinho (RJ), O Dia (RJ), O Fluminense (RJ), O Imparcial (SP), O Liberal (PA), O Liberal (SP), O Município (SC), O Município Blumenau (SC), O Município Joinville (SC), O Povo (CE), O Presente (PR), O São Gonçalo (RJ), O Tempo (MG), O Vale (SP), Opera Mundi (SP), Piauí (RJ), Portal Correio (PB), Portal GCN (SP), R7 (SP), RedeTV (SP), Revista Fórum (SP), Agência SAIBA MAIS (RN), SBT (SP), Seu Dinheiro (SP), Sul21 (RS), Tribuna de Minas (MG), Tribuna do Norte (RN), Tribuna Hoje (AL), TV Cultura (SP), UOL (SP), Veja (SP), Visor Notícias (SC).

 

Clique para ajudar a Agência Saiba Mais Clique para ajudar a Agência Saiba Mais
Artigo anteriorPróximo artigo