Audiência da SAIBA MAIS cresce 137%, bate recorde em maio e atrai 190 mil pessoas que acessaram 440 mil páginas
A Agência SAIBA MAIS bateu novo recorde de audiência em maio de 2022. Neste período 188.952 pessoas acessaram o site (saibamais.jor.br) e leram 439.612 páginas. Para ter ideia do crescimento da audiência, quando comparamos com maio de 2021 há um crescimento de 106,9% no número de leitores e 137,8% na quantidade de páginas visualizadas. Os dados são do Google Analytics.
E esse crescimento não é isolado. Nos últimos 12 meses o site da Agência SAIBA MAIS vem registrando um fluxo crescente de audiência, especialmente nos últimos seis meses. Antes de maio, o mês de fevereiro deste ano apresentou, pela primeira vez na história do site, uma audiência de mais de 400 mil páginas visualizadas.
"Em primeiro lugar é importante dizer que esses números são fruto de um trabalho coletivo e em equipe. Nos últimos meses investimos em profissionais qualificados, criativos e corajosos pra transformar em notícias as pautas que a mídia corporativa ignora. Não é à toa também que ampliamos o leque de parceiros e projetos. O crescimento da nossa audiência é uma consequência também dessa nova fase", analisa o jornalista Rafael Duarte, editor-geral e fundador da Agência SAIBA MAIS.
Audiência cresce 57% em 2022
Nos cinco primeiros meses de 2022, o site da SAIBA MAIS já foi acessado por mais de 620 mil pessoas que leram 1,8 milhão de páginas de conteúdo produzido. Vale ressaltar que o recorde mensal do site foi atingido em maio mesmo o site tendo passado por um problema de servidor que tirou completamente a audiência por dois dias.
Agência estreou novo site e está trabalhando na melhoria da distribuição de conteúdo
Nos últimos meses, a Agência SAIBA MAIS tem trabalhado para melhorar a forma como expõe e entrega o conteúdo jornalístico produzido. É um trabalho contínuo e tem como objetivo dar eficiência à entrega do conteúdo. Hoje, a agência tem mais de 40 mil perfis conectados nas redes sociais do Instagram, Facebook, Twitter, YouTube e WhatsApp (+55 84 9844-0321).
Em maio, a Agência implantou um novo site, mais intuitivo e funcional. Antes, o layout mostrava poucos conteúdos produzidos nas primeiras telas de rolagem (tanto em computadores de mesa, como em celulares). Com o novo formato, já na primeira tela do computador os leitores vão encontrar 14 conteúdos produzidos pela equipe.
Mudanças no formato do Balbúrdia
A Agência SAIBA MAIS também vem conquistando grande espaço no YouTube com o programa Balbúrdia. Após um ano de estreia, o programa já atraiu mais de 4.500 assinantes para o canal da Agência e inaugurou em maio o novo formato com foco nas Eleições 2022. Passou a ser semanal, com entrevistas de pré-candidatos de partidos progressistas e que não conseguem espaço na mídia tradicional do Estado.
SAIBA MAIS experimenta novos formatos de jornalismo digital
Desde o segundo semestre de 2021, a Agência SAIBA MAIS faz parte de um grande projeto do Google que implanta novo formato de produzir conteúdo jornalístico. São as chamadas WebStories. É o único veículo do RN a participar deste projeto e já produziu 40 histórias que unem texto, fotos, áudio e vídeo na edição. Algumas histórias dessas já foram vistas por mais de 5 mil pessoas e, superada a fase de aprendizado e questões técnicas, as micro histórias já aparecem diariamente entre as mais lidas do site.
Outras novidade da Agência em 2022 é que a partir deste mês de junho o conteúdo produzido pelo site de jornalismo independente faz parte do projeto do Google Destaques, que tem foco na curadoria especializada, no apoio ao jornalismo profissional e em facilitar o acesso às notícias regionais. O projeto está em expansão no Brasil e a Agência Saiba Mais é um dos 100 veículos escolhidos pelo Google no Brasil.
QUEM SOMOS
A SAIBA MAIS é uma agência de reportagem e jornalismo independente sem fins lucrativos formada por um coletivo de profissionais de comunicação pautada pela defesa dos direitos humanos, das liberdades individuais e da democracia. Nossa principal missão é dar visibilidade às narrativas silenciadas da sociedade. As reportagens, matérias e opiniões publicadas pela agência SAIBA MAIS estão alinhadas a quatro eixos principais: cidadania, transparência, democracia e cultura.
O trabalho tem pouco mais de quatro anos de vida e o foco é produzir sobre e para o Rio Grande do Norte, que pelo Atlas da Notícia de 2020 lidera (junto com Tocantins) o ranking de maior incidência de desertos de notícia no Brasil.
No RN, 80% dos 167 municípios não possuem nenhum tipo de meio de comunicação com produção noticiosa local. Esse dado, por si, mostra que existir como meio de comunicação já é um desafio no Estado. Existir em plataforma digital (que é tão inconstante e desconhecida) e se apresentar para um trabalho de mídia independente é exponencialmente mais desafiador.