Audiência da SAIBA MAIS cresce 137%, bate recorde em maio e atrai 190 mil pessoas que acessaram 440 mil páginas
Natal, RN 26 de abr 2024

Audiência da SAIBA MAIS cresce 137%, bate recorde em maio e atrai 190 mil pessoas que acessaram 440 mil páginas

1 de junho de 2022
6min
Audiência da SAIBA MAIS cresce 137%, bate recorde em maio e atrai 190 mil pessoas que acessaram 440 mil páginas

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

A Agência SAIBA MAIS bateu novo recorde de audiência em maio de 2022. Neste período 188.952 pessoas acessaram o site (saibamais.jor.br) e leram 439.612 páginas. Para ter ideia do crescimento da audiência, quando comparamos com maio de 2021 há um crescimento de 106,9% no número de leitores e 137,8% na quantidade de páginas visualizadas. Os dados são do Google Analytics.

E esse crescimento não é isolado. Nos últimos 12 meses o site da Agência SAIBA MAIS vem registrando um fluxo crescente de audiência, especialmente nos últimos seis meses. Antes de maio, o mês de fevereiro deste ano apresentou, pela primeira vez na história do site, uma audiência de mais de 400 mil páginas visualizadas.

Em maio de 2022, site da SAIBA MAIS ficou dois dias fora do ar, por problemas técnicos. Mesmo assim, audiência bateu recorde histórico

"Em primeiro lugar é importante dizer que esses números são fruto de um trabalho coletivo e em equipe. Nos últimos meses investimos em profissionais qualificados, criativos e corajosos pra transformar em notícias as pautas que a mídia corporativa ignora. Não é à toa também que ampliamos o leque de parceiros e projetos. O crescimento da nossa audiência é uma consequência também dessa nova fase", analisa o jornalista Rafael Duarte, editor-geral e fundador da Agência SAIBA MAIS.

Audiência cresce 57% em 2022

Nos cinco primeiros meses de 2022, o site da SAIBA MAIS já foi acessado por mais de 620 mil pessoas que leram 1,8 milhão de páginas de conteúdo produzido. Vale ressaltar que o recorde mensal do site foi atingido em maio mesmo o site tendo passado por um problema de servidor que tirou completamente a audiência por dois dias.

Audiência do SAIBA MAIS desde o início do site - Agosto/2017 - até maio de 2022

Agência estreou novo site e está trabalhando na melhoria da distribuição de conteúdo

Nos últimos meses, a Agência SAIBA MAIS tem trabalhado para melhorar a forma como expõe e entrega o conteúdo jornalístico produzido. É um trabalho contínuo e tem como objetivo dar eficiência à entrega do conteúdo. Hoje, a agência tem mais de 40 mil perfis conectados nas redes sociais do Instagram, Facebook, Twitter, YouTube e WhatsApp (+55 84 9844-0321).

Em maio, a Agência implantou um novo site, mais intuitivo e funcional. Antes, o layout mostrava poucos conteúdos produzidos nas primeiras telas de rolagem (tanto em computadores de mesa, como em celulares). Com o novo formato, já na primeira tela do computador os leitores vão encontrar 14 conteúdos produzidos pela equipe.

Mudanças no formato do Balbúrdia

A Agência SAIBA MAIS também vem conquistando grande espaço no YouTube com o programa Balbúrdia. Após um ano de estreia, o programa já atraiu mais de 4.500 assinantes para o canal da Agência e inaugurou em maio o novo formato com foco nas Eleições 2022. Passou a ser semanal, com entrevistas de pré-candidatos de partidos progressistas e que não conseguem espaço na mídia tradicional do Estado.

SAIBA MAIS experimenta novos formatos de jornalismo digital

Desde o segundo semestre de 2021, a Agência SAIBA MAIS faz parte de um grande projeto do Google que implanta novo formato de produzir conteúdo jornalístico. São as chamadas WebStories. É o único veículo do RN a participar deste projeto e já produziu 40 histórias que unem texto, fotos, áudio e vídeo na edição. Algumas histórias dessas já foram vistas por mais de 5 mil pessoas e, superada a fase de aprendizado e questões técnicas, as micro histórias já aparecem diariamente entre as mais lidas do site.

Outras novidade da Agência em 2022 é que a partir deste mês de junho o conteúdo produzido pelo site de jornalismo independente faz parte do projeto do Google Destaques, que tem foco na curadoria especializada, no apoio ao jornalismo profissional e em facilitar o acesso às notícias regionais. O projeto está em expansão no Brasil e a Agência Saiba Mais é um dos 100 veículos escolhidos pelo Google no Brasil.

QUEM SOMOS

A SAIBA MAIS é uma agência de reportagem e jornalismo independente sem fins lucrativos formada por um coletivo de profissionais de comunicação pautada pela defesa dos direitos humanos, das liberdades individuais e da democracia. Nossa principal missão é dar visibilidade às narrativas silenciadas da sociedade. As reportagens, matérias e opiniões publicadas pela agência SAIBA MAIS estão alinhadas a quatro eixos principais: cidadania, transparência, democracia e cultura.

O trabalho tem pouco mais de quatro anos de vida e o foco é produzir sobre e para o Rio Grande do Norte, que pelo Atlas da Notícia de 2020 lidera (junto com Tocantins) o ranking de maior incidência de desertos de notícia no Brasil.

No RN, 80% dos 167 municípios não possuem nenhum tipo de meio de comunicação com produção noticiosa local. Esse dado, por si, mostra que existir como meio de comunicação já é um desafio no Estado. Existir em plataforma digital (que é tão inconstante e desconhecida) e se apresentar para um trabalho de mídia independente é exponencialmente mais desafiador.

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.