Médicos fazem mutirão para identificar crianças com problemas cardíacos em cidades do RN
Natal, RN 26 de abr 2024

Médicos fazem mutirão para identificar crianças com problemas cardíacos em cidades do RN

13 de junho de 2022
3min
Médicos fazem mutirão para identificar crianças com problemas cardíacos em cidades do RN

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Apenas neste último final de semana, 140 crianças foram atendidas nas cidades de Natal, Macaíba e São José do Mipibu, pelo programa Caravana RN+ Coração na Estrada, criado pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), em parceria com a Associação Amigos do Coração da Criança (Amico), para identificar problemas cardíacos em crianças atendidas durante o mutirão.

As crianças realizaram avaliação cardiológica pediátrica, ecocardiograma e atendimento multiprofissional com psicólogos, assistentes sociais, cardiologistas e enfermeiros. Da triagem realizada neste final de semana, foi verificado que 31% das crianças têm doença congênita do coração, oito tiveram indicação de cirurgia cardíaca e seis foram encaminhadas para exames pré-operatórios.

O programa, desenvolvido para atender as crianças potiguares com cardiopatia congênita, ainda vai passar por mais três cidades nos próximos dias: Currais Novos, dia 18; Pau dos Ferros, dia 20; e Mossoró no dia 21.

Além da visita aos seis municípios, durante o programa também será realizada a capacitação de nove médicos pediatras para avaliações de triagem neonatal e 30 profissionais de enfermagem, que darão continuidade ao trabalho nas maternidades dos municípios.

Para funcionar, o programa Caravana RN+ Coração na Estrada também conta com a colaboração do INCOR Natal, Hospital Rio Grande e Círculo do Coração de Pernambuco.

CARDIOPATIA CONGÊNITA

No Brasil, para cada mil nascidos vivos, de oito a dez bebês nascem com algum tipo de cardiopatia. De acordo com a Sociedade Brasileira de Cardiologia, são registrados anualmente cerca de 30 mil novos casos de cardiopatia no país. Em cerca de 20% dos casos, haverá cura espontânea, já os demais provavelmente necessitarão de uma ou mais cirurgias cardíacas em algum momento da vida. A média nacional de crianças que conseguem um diagnóstico e tratamento se aproxima de 30%. No Rio Grande do Norte, cerca de 500 crianças nascem com más formações cardíacas. No entanto, devido ao trabalho desenvolvido pela Amico, a taxa das crianças que são tratadas se aproxima de 50%.

CRONOGRAMA RN+ CORAÇÃO

18/06/2022 - Currais Novos

Local: Escola Estadual Tristão de Barros

R. Bernadete Xavier, 115 – Bairro: Centro

20/06/2022 - Pau dos Ferros

Local: UBS Dr. José Edmilson de Holanda

Rua Véscio Torquato Oliveira, 55 no bairro Princesinha do Oeste, Pau dos Ferros

21/06/2022 - Mossoró

Local: UBS Duclécio Antônio de Medeiros

R. Poeta João Liberalino – Bairro: Presidente Costa e Silva

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.