CIDADANIA

RN tem 244 mil famílias que podem solicitar tarifa social de energia elétrica

Foto: Freepic

Atualmente, 374 mil famílias em todo o Rio Grande do Norte são beneficiadas com descontos na conta da energia elétrica através da tarifa social, que concede até 65% de desconto na fatura de energia. Para indígenas e quilombolas, esse desconto pode chegar a até 100%.

Quem participa dos programas sociais do Governo Federal, mora de aluguel e não é o titular da conta de energia tem direito ao benefício. A empresa de energia elétrica que atua no RN, a Neoenergia Cosern, montou uma força tarefa para inserir mais 244 mil famílias potiguares inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) noprograma da Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE).

Na maioria dos casos, as famílias moram de aluguel e acham que não têm direito ao benefício porque não são titulares da conta contrato – o que não é verdade”, revela Júlio Giraldi, superintendente de Relacionamento com Clientes da Neoenergia Cosern.

Para ter o direito garantido, basta possuir o NIS ou Benefício de Prestação Continuada e ter os dados atualizados junto aos CRAs, além de fazer a solicitação à distribuidora. Cerca de 50% dos 244 mil potiguares que podem solicitar o benefício estão em 15 cidades: Natal, Mossoró, Parnamirim, São Gonçalo do Amarante, Macaíba, Ceará Mirim, Extremoz, Caicó, Assu, Apodi, São José de Mipibu, João Câmara, Touros, Nova Cruz e Canguaretama.

Mas, além dessas localidades, há famílias que podem se beneficiar em todos os municípios do estado. As solicitações para acesso ao programa são checadas pela Neoenergia Cosern nos sistemas do Governo Federal.

Critérios

A renda média da família tem que ser de no máximo meio salário-mínimo (R$ 606,00) e a atualização no Cadastro Único precisa ter sido feita há menos de dois anos. Os beneficiados também precisam manter os dados sempre atualizados junto aos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) dos seus respectivos municípios para não saírem da base de dados fornecida pelo Governo Federal.

Para verificar a documentação necessária e como proceder, basta acessar o link a seguir: https://www.gov.br/cidadania/pt-br/acoes-e-programas/cadastro-unico/gestao-do-cadastro-unico-1/como-se-cadastrar

Como se cadastrar na Tarifa Social

É possível fazer a inscrição na TSEE junto à Neoenergia Cosern por meio do WhatsApp (84) 3215-6001. Para isso: basta abrir o aplicativo de conversa, seguir a orientação do chatbot, e informar o número da conta contrato (localizável no canto superior direito da fatura) e o NIS ou NB.

A distribuidora fará a confirmação no banco de dados do Governo Federal. Após a checagem dos dados, o prazo para inclusão na Tarifa Social é de cinco dias úteis e o cliente passa a ter o benefício na próxima conta. Também é possível fazer o cadastro na Unidade Móvel de Atendimento da Neoenergia Cosern que visita várias cidades do interior todos os meses (o calendário está disponível no site).

Clique para ajudar a Agência Saiba Mais Clique para ajudar a Agência Saiba Mais
Artigo anteriorPróximo artigo