Vereadores aprovam isenção de imposto para os empresários de ônibus em Natal até final de 2023
Natal, RN 27 de abr 2024

Vereadores aprovam isenção de imposto para os empresários de ônibus em Natal até final de 2023

14 de junho de 2022
Vereadores aprovam isenção de imposto para os empresários de ônibus em Natal até final de 2023

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

O prefeito Álvaro Dias (PSDB) pediu e os vereadores concederam mais um benefício às empresas de ônibus que operam o transporte coletivo em Natal, mesmo após o descumprimento de quatro decisões judiciais que requeriam o retorno de 100% da frota. Durante a pandemia, 30 linhas foram extintas.

A Câmara Municipal aprovou nesta terça-feira (14) projeto de lei do Executivo que concede isenção do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN) às concessionárias e permissionários de transporte público municipal. Sob protestos da oposição, foi aprovada uma emenda do vereador Klaus Araújo (SD) que estende o efeito da lei até 31 de dezembro de 2023.

A vereadora Júlia Arruda (PCdoB) foi contra o prolongamento da medida e lembrou que matéria semelhante foi aprovada em 28 de abril de 2021 e desde então o transporte só piorou.

“De um ano pra cá, eu pergunto o que é que foi feito para a melhora do serviço público. Pelo que eu sei nada. Pelo contrário, a cada dia está havendo uma precarização do serviço que está sendo ofertado à população natalense. Agora estamos, dia 14 de julho, estamos diante de uma nova matéria com o mesmo teor. Eu acho que seria razoável a gente ver o desenrolar disso. Saber se até o final desse ano, as emendas que estão sendo aqui aprovadas vão ser cumpridas, como garantir gratuidade e plataforma para as pessoas com deficiência”.

O prefeito justifica que a medida é necessária para reduzir “prejuízos” e amenizar “os impactos financeiros negativos oriundos da realidade hoje verificada, frente a pandemia do covid-19 no setor de Transporte Público Coletivo Municipal” e argumenta que a situação foi reconhecida também pelo Governo do Estado, ao conceder isenção de ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços).

“Hoje saio da Câmara envergonhada por ver a maioria dos vereadores, mesmo cientes das condições do transporte público de Natal, aprovarem um projeto que dá carta branca para empresas as isentando de ISS até 2023”, publicou a vereadora Brisa Bracchi (PT), que encartou aditivo para congelar o preço da tarifa enquanto prevalecer a isenção.

Robério Paulino (PSol) declarou que não tem sentido conceder novamente isenção aos empresários.

“Isso significa que não aprendemos com toda a experiência do ano passado. Esse sindicato das empresas de ônibus não merece a nossa confiança. Oferece um péssimo serviço à população de Natal, tortura a população de Natal dentro de ônibus velhos e quentes, é responsável indiretamente por mortes durante a pandemia. Nós demos a isenção e hoje eu me arrependo de ter votado em troca das emendas e eles não cumpriram. Que autoridade vai ter um vereador, vereadora que vive falando mal do Seturn e dizer na sua base que sem necessidade deu a isenção de dois anos sem que o prefeito tenha pedido”, disparou.

O vereador Milklei Leite (PV) emendou a proposta possibilitando ao Sistema Opcional de Transportes a operação imediata das linhas que foram suspensas, devolvidas ou abandonadas pelo Sistema de Transporte Público de Passageiros por Ônibus e cita 01A, 01B, 12-14, 13, 18, 23 - 69, 30A, 31A, 34, 36, 41B, 44, 48, 57, 65, 66, 68, 81, 585, 587, 588, 591, 592 e 593.

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.