Com possível desistência de Bivar, chapa de oposição governista no RN pode ter palanque todo lulista
Natal, RN 26 de abr 2024

Com possível desistência de Bivar, chapa de oposição governista no RN pode ter palanque todo lulista

30 de julho de 2022
3min
Com possível desistência de Bivar, chapa de oposição governista no RN pode ter palanque todo lulista

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

O Rio Grande do Norte pode viver uma situação curiosa nos próximos dias: ter uma chapa de oposição a Fátima Bezerra (PT) que é toda apoiadora de Lula no plano nacional. O Solidariedade de Fábio Dantas, candidato a governador, já está fechado com Lula, enquanto o União Brasil do vice Ivan Júnior ensaia um acordo.

Crítico contumaz do ex-presidente Lula, Fábio Dantas está filiado ao Solidariedade desde 2020. Nacionalmente, o partido é comandado pelo ex-deputado federal Paulo Pereira da Silva, o Paulinho da Força. Metalúrgico e sindicalista, Paulinho é também dirigente da Força Sindical, uma das principais centrais sindicais do Brasil. 

Em maio, o partido já havia realizado evento em São Paulo com a presença de Lula e Geraldo Alckmin para declarar apoio. Na ocasião, Paulinho fez discurso duro em que prometeu enfrentar a direita. 

"O Bolsonaro destruiu o Brasil. Por isso, Lula, a nossa confiança que você vai reconstruir o Brasil. A direita no mundo se organizou melhor aqui. Nós vamos enfrentar uma guerra não da direita do Brasil, vamos enfrentar uma guerra com a direita do mundo. Por isso, o Solidariedade aqui hoje declara apoio a você", disse no dia 3 de maio deste ano.

Já nesta terça-feira (26), a sigla realizou conferência partidária nacional em que ratificou a coligação e o apoio ao petista para a sucessão presidencial. A aliança nacional contrasta com o discurso anti-Fátima empregado por Dantas e o presidente estadual do Solidariedade, Kelps Lima.

Enquanto isso, o União Brasil de Ivan Jr, vice de Fábio Dantas, tem até o momento a postulação de Luciano Bivar como pré-candidato à presidência, nome que dividiria ainda mais a já fraturada “terceira via”. Bivar, deputado federal por Pernambuco, foi um dos principais articuladores da candidatura de Jair Bolsonaro à presidência em 2018, filiando-o ao PSL. Eles logo romperam.

Segundo a Rádio CBN, Bivar teria desistido de concorrer à presidência após reunião da Executiva Nacional do União Brasil que ocorreu nesta sexta-feira (29). A desistência do pernambucano vem também após a pesquisa Datafolha desta quinta (28), em que ele sequer pontuou. 

Agora, o UB deve liberar seus filiados a apoiarem quem quiser. Entretanto, o cacique do União Brasil trabalha para levar o apoio do seu partido a Lula já no primeiro turno. Caso isso se concretize, a aliança nacional quebraria ainda mais a oposição a Fátima no Rio Grande do Norte. A situação deixaria a chapa ao Governo completamente lulista à nível nacional, a despeito do antipetismo de Dantas e Júnior.

Na última pesquisa à sucessão ao Governo do Estado, Fátima continua na dianteira e vê seus adversários de longe. Em pesquisa contratada por empresários, a governadora lidera a disputa com 36,53% dos votos e venceria as eleições em primeiro turno, considerando os votos válidos. Já a chapa do Solidariedade e União Brasil aparece em segundo, com apenas 13%. 

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.