Candidata do PSOL participa de encontro no RJ para fortalecer eleições de mulheres negras
Natal, RN 20 de jun 2024

Candidata do PSOL participa de encontro no RJ para fortalecer eleições de mulheres negras

4 de agosto de 2022
4min
Candidata do PSOL participa de encontro no RJ para fortalecer eleições de mulheres negras

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

A paulista e residente em Natal-RN, Tati Ribeiro, será a representante potiguar no Encontro Nacional Estamos Prontas: Mulheres Negras na Política, iniciativa do Instituto Marielle Franco (IMF) e do movimento Mulheres Negras Decidem (MND). O evento vai reunir lideranças políticas de todos os estados e do DF, além de artistas, intelectuais e nomes influentes na política institucional da América Latina. Uma das convidadas de peso será a vice-presidenta eleita da Colômbia, Francia Márquez, que vai participar de forma online, além de políticos do Brasil. O encontro será nesta sexta-feira (5), no Rio de Janeiro.

Todas as mulheres participantes do movimento são de partidos que apoiam a chapa Lula-Alckmin. Por isso, o evento tem o objetivo de cobrar o comprometimento de Lula, pré-candidato à presidência, com políticas de justiça social, racial e de gênero. Para Tati, que é candidata a deputada estadual pelo PSOL no Rio Grande do Norte, essas políticas sofreram um desmonte profundo durante o governo Bolsonaro.

“Vamos ter no domingo (7) 16 anos de Lei Maria da Penha e ainda sim o Brasil é o quinto país que mais mata e violenta mulheres no mundo, segundo a OMS. É um dos países que mais encarcera pretos e pobres, um dos países mais desiguais do mundo”, lamenta. “Mas, a verdade é que durante o governo Bolsonaro isso piorou ainda mais. Nós tivemos um aumento da desigualdade social, da violência política de gênero, um aumento de ataques abertamente racistas, como aconteceu na Biblioteca Mário de Andrade em São Paulo, e é preciso que os presidenciáveis se comprometam”, cobra.

De acordo com ela, a subrepresentação de mulheres negras em espaços de poder chega também ao RN. “É só a gente olhar pra Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte. Não tem nenhuma representação de fato de mulheres negras que pensam políticas de negritude, que estão ali para fazer esse debate dentro da Assembleia Legislativa”, afirma.

Segundo a candidata, o projeto Estamos Prontas é um movimento que não passa só por encontros e formações. Para Ribeiro, chega também “na política do sentar em roda, do olhar no olho, do conseguir olhar para o outro e dizer: ‘bom, eu não estou sozinha’”, acredita. “Tem outras mulheres guerreiras pelo país que também querem e também acham que é possível mudar a política do nosso país. Eu acho que é esse o sentimento que as iniciativas trazem. Mas é preciso mais, é preciso que os partidos promovam encontros, debates, espaços de promoção dessas candidaturas de mulheres negras”, salienta.

De acordo com Ribeiro, as discussões dentro das siglas não devem passar somente pelo fundo eleitoral ou ao obedecimento da cota de gênero — que estabelece 30% de candidaturas femininas nas eleições. “Não é só o fundo eleitoral que deve ser dividido de maneira a incentivar a candidaturas negras, mas cabe aos próprios partidos incentivarem essas mulheres a se candidatarem, incentivarem a ter espaços”. 

O evento marca o encerramento da primeira etapa do projeto Estamos Prontas, onde 27 lideranças negras, uma de cada estado do país, participam de uma jornada formativa para o desenvolvimento de habilidades essenciais para o processo eleitoral de 2022. A formação acontece desde abril, e aborda temas como: História do Movimento Negro e do Movimento Negro Feminista, Direito Eleitoral, Captação de Recursos, Comunicação, Gestão de Recursos, Segurança Digital e Física, Saúde Mental e Autocuidado, Formação de Rede e Articulação Territorial. O projeto conta ainda com uma equipe de estrategistas regionais que, por meio de mobilização e articulação política nos respectivos territórios, estão impulsionando as pré-candidaturas. 

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.