Propaganda eleitoral em rádio e TV começou nesta sexta (26); veja como foi no RN e regras
Natal, RN 25 de jun 2024

Propaganda eleitoral em rádio e TV começou nesta sexta (26); veja como foi no RN e regras

26 de agosto de 2022
5min
Propaganda eleitoral em rádio e TV começou nesta sexta (26); veja como foi no RN e regras

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

A propaganda eleitoral em rádio e TV começou nesta sexta-feira (26) para todo o país e segue até 29 de setembro no primeiro turno, de segunda a sábado. Com dois tempos de 25 minutos na tarde e à noite, o primeiro dia apresentou candidatos a governador, deputado estadual e senador. No sábado (27), o momento será dos candidatos a presidente da República e a deputado federal.

Como foi

O primeiro a aparecer na TV foi Rafael Motta, candidato a senador pelo PSB que se apresenta como uma opção progressista aos outros dois principais candidatos, Carlos Eduardo (PDT) e Rogério Marinho (PL).

No seu tempo, Motta disse que “voto útil é aquele que é bom para você agora e durante os oito anos”. Mesmo sem ser o candidato de Lula e Fátima no Estado, ele se apresenta publicamente como eleitor do ex-presidente e associa sua imagem à dele. No Rio Grande do Norte, Lula apoia oficialmente o ex-prefeito de Natal Carlos Eduardo ao Senado, mas Rafael resgatou imagens ao lado do petista e um trecho de discurso de Lula para tentar atrair o eleitorado descontente. “É preciso a gente votar para senadores e senadoras que pensam assim e fazer a mudança que a gente precisa fazer nesse país”, disse o vídeo resgatado de Lula.

Por outro lado, Rogério utilizou seus minutos para falar do período como ministro do Desenvolvimento Regional e exaltar o governo Bolsonaro. “Eu tenho orgulho de ter participado dessa ação ao lado do nosso presidente Jair Messias Bolsonaro”, disse ele, com imagens das construções das obras de transposição do Rio São Francisco.

Na disputa em torno do voto progressista, Carlos Eduardo utilizou um vídeo da governadora Fátima Bezerra, em que declara apoio a ele. “Quero deixar aqui muito claro. A governadora tem candidato sim, e o candidato é Carlos Eduardo!”. O ex-prefeito ainda concentrou o tempo de propaganda para falar de honestidade. “Em mais de 30 anos como político, a corrupção nunca sujou essas mãos. Sou ficha limpa e é assim que me apresento perante você”, disse.

Para o governo, os dois principais candidatos a aparecerem foram Fátima Bezerra (PT) e Fábio Dantas (SOLIDARIEDADE). A governadora fez um apanhado geral do mandato e disse que desta vez terá “a oportunidade única de governar ao lado do presidente Lula”. Bezerra ainda criticou a gestão anterior, de Robinson Faria e Fábio Dantas. “Pegamos o Estado falido, com 1 bilhão de reais só em salários atrasados. Nós pagamos tudo. Fizemos o nosso trabalho e o deles”, afirmou. Outros temas do primeiro programa da petista foram a saúde, com foco no combate à pandemia, segurança pública e educação.

Enquanto isso, Fábio Dantas se colocou como candidato da oposição, com alfinetadas à Fátima e ao PT. Ele integra a chapa bolsonarista do Estado, que conta com Rogério Marinho para senador e o apoio oficial do presidente Bolsonaro. Dantas destacou uma pesquisa da Confederação Nacional do Transporte (CNT) para criticar os problemas em estradas do Rio Grande do Norte e destacou o tom “municipalista” que já falou em outras entrevistas, como a “regionalização dos serviços e o diálogo permanente com os municípios”, dito pelo locutor.

Programação

Segundas, quartas e sextas:

Candidatos a governador: anúncios das 7h15 às 7h25 e das 12h15 às 12h25 no rádio; e das 13h15 às 13h25 e das 20h35 às 20h45 na televisão.

Candidatos a senador: das 7h às 7h05 e das 12h às 12h05 no rádio; das 13h às 13h05 e das 20h30 às 20h35 na televisão.

Candidatos a deputado estadual: de 7h05 às 7h15 e de 12h05 às 12h15) e dois blocos na TV (de 13h05 às 13h15 e de 20h35 às 20h45

Terças, quintas e sábados:

Candidatos a presidente: das 7h às 7h12 e das 12h às 12h12 no rádio; das 13h às 13h12 e das 20h30 às 20h42 na televisão.

Candidatos a deputado federal: das 7h12 às 7h25 e das 12h12 às 12h25 no rádio; e das 13h12 às 13h25 e das 20h42 às 20h55 na televisão.

Tempos de cada coligação

No RN, quem deterá o maior tempo de rádio e TV para o governo será a coligação “MudaRN”, de Fábio Dantas (SOLIDARIEDADE), com 4 minutos, 57 segundos e 27 milésimos. A governadora Fátima Bezerra, integrante da coligação “O Melhor Vai Começar”, tem pouco menos que isso: 4 minutos, 5 segundos e 45 milésimos. O senador e candidato ao Governo, Styvenson Valentim (PODE) teria 16 segundos, mas abriu mão do tempo, já o candidato a senador do partido utilizará a propaganda destinado aos concorrentes ao Senado. Confira a lista completa:

Governo

Frenda da Mudança (Patriota) - 27 segundos e 27 milésimos

O Melhor Vai Começar (MDB, PDT, PROS, PT, PCdoB, PV e Republicanos) - 4 minutos, 5 segundos e 45 milésimos

Muda RN (PL, PP, PSC, PSD, Solidariedade, União Brasil) - 4 minutos, 57 segundos e 27 milésimos

Federação Psol/Rede - 30 segundos

Senado

Coligação Vontade do Povo (Avante, PSB) - 29 segundos e 77 milésimos

Muda RN (PL, PP, PSC, PSD, Solidariedade, União Brasil) - 2 minutos, 12 segundos e 16 milésimos

Federação Psol/Rede - 12 segundos e 70 milésimos

O Melhor Vai Começar (MDB, PDT, PROS, PT, PCdoB, PV e Republicanos) - 1 minuto e 49 segundos

Podemos - 16 segundos e 36 milésimos

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.