Neurocientista Sidarta Ribeiro lança “Sonho Manifesto” nesta quarta-feira, na Livraria Cooperativa Cultural, na UFRN
Natal, RN 26 de abr 2024

Neurocientista Sidarta Ribeiro lança “Sonho Manifesto” nesta quarta-feira, na Livraria Cooperativa Cultural, na UFRN

29 de agosto de 2022
5min
Neurocientista Sidarta Ribeiro lança “Sonho Manifesto” nesta quarta-feira, na Livraria Cooperativa Cultural, na UFRN

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Sonhar coletivamente para resgatar o melhor da nossa ancestralidade. Esse é o mote de “Sonho Manifesto” (Companhia das Letras, 2022, 200 páginas), o mais novo livro do neurocientista Sidarta Ribeiro, que será lançado nesta quarta-feira (31), às 16h, na livraria Cooperativa Cultural, no Centro de Convivência da UFRN. O evento marca o retorno dos lançamentos presenciais na Livraria e faz parte das comemorações pelos 45 anos da Cooperativa. No livro, Ribeiro compartilha conhecimentos de cientistas, pajés, xamãs, mestras e mestres de saber popular, artistas e inventores que nos lembram da importância de sonhar coletivamente com o futuro do planeta e alerta: mantido o rumo atual da vida na Terra, o futuro é impossível.

Sonho Manifesto traz como ponto de partida um paradoxo. Há cerca de 100 mil anos, um grupo da espécie Homo sapiens fundou a linhagem que conquistou todo o planeta. Trata-se de uma estirpe violenta em que os mais fortes frequentemente humilham e oprimem os mais fracos, mas também capaz de muito altruísmo e extremados cuidados parentais. Desse modo, o neurocientista denuncia a profundidade da crise ambiental e social ao mesmo tempo em que celebra a oportunidade única que temos hoje de expandir a consciência planetária.

O livro trata de temas como a fome, o déficit de ações contra o aquecimento global, o aprofundamento das desigualdades de renda, além de questões como as ações voltadas ao combate da pandemia de covid-19, dentre elas, a distribuição de vacinas. Outros assuntos caros à sociedade atual como acumulação de bens, machismo, racismo e homofobia também são abordados no livro, de forma muito sensível. Ao mesmo tempo, o autor convida a uma volta a nossa ancestralidade para que os laços de cooperação da humanidade sejam reforçados. "Sonho Manifesto é fruto de pensamentos e conversas da pandemia. É ‘re-evolução’ de ideias cotidianas e de ações que precisam mudar, rápido”, afirma o neurocientista.

Pesquisador inquieto, Sidarta Ribeiro reúne, nas 200 páginas do livro, dezenas de histórias de griôs da África ocidental, mestres de capoeira, babalorixás, xamãs e pajés dos povos originários, além de dados sobre pesquisas científicas recentes e relatos das mais diversas tradições como budismo e taoismo. São relatos em profundidade de pessoas conhecidas e desconhecidas, sobre o drama que a humanidade vive. Tudo isso porque o autor acredita que, “enquanto houver vida, ainda há tempo para mudar”.

Sobre o autor
Sidarta Ribeira é professor titular de Neurociência e fundador do Instituto do Cérebro (Ice) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), mestre em Biofísica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), doutor em Comportamento Animal pela Universidade Rockefeller (EUA) e pós-doutor em Neurofisiologia pela Universidade Duke (EUA). Também é formando do Grupo Capoeira Brasil, discípulo de Mestre Caxias e Paulinho Sabiá. Ribeiro é autor, entre outros livros, de “O Oráculo da Noite” e “Limiar”, ambos publicados pela Companhia das Letras.

Cooperativa Cultural celebra 45 anos em setembro

No próximo dia 5 de setembro, a Cooperativa Cultural comemora 45 anos de existência e resistência. Conhecida como a “Livraria do Campus”, a Cooperativa nasceu em 1977 e, desde então, cultiva com destaque sua finalidade maior: promover o acesso aos professores, alunos e servidores técnico-administrativos da UFRN, o suporte indispensável de produção e divulgação de conhecimentos com base na diversidade.

Além de dispor de um excelente acervo bibliográfico nas áreas das ciências, artes, música e literatura em geral, a Cooperativa é um espaço de encontros, sociabilidade, sensibilidade, confraternização e de resistência cultural e política. Instalada no Centro de Convivência Djalma Marinho, no Campus Central da UFRN a partir de 1981, a Livraria passou a fazer parte da comunidade universitária, onde contribui de forma permanente, através de apoio a eventos no âmbito da instituição e além dela, a exemplo da participação em bienais, feiras de livros e festivais literários, como o Flipipa, em Tibau do Sul e o FLIN, em Natal.

Logo no início de 2020, com a chegada da pandemia de covid-19, a Livraria suspendeu os lançamentos presenciais e apostou em eventos virtuais. Nomes como os dos professores da UFRN, Conceição Almeida e José Clewton, estão entre aqueles que escolheram a Cooperativa para lançar suas obras, assim como o jornalista Zeca Camargo. Já a parceria com Sidarta Ribeiro se repete, uma vez que em 2019 a Livraria foi palco do evento de lançamento de “O Oráculo da Noite”, obra que rapidamente tornou-se best-seller naquele ano. "O retorno dos lançamentos presenciais revigora as relações existentes entre a livraria e o público. Temos o professor Sidarta Ribeiro como uma das referências intelectuais e humanas da UFRN e do mundo e é uma grande satisfação nossa recebê-lo nessa retomada, principalmente no ano em que a Livraria completa 45 anos de atividade", destaca o presidente da Cooperativa, José Correia Torres Neto.

Serviço:
O que: lançamento do livro “Sonho Manifesto”
Quando: quarta-feira (31), às 16h
Onde: Livraria Cooperativa Cultural (no Centro de Convivência da UFRN)

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.