Fábio Dantas “sobe na garupa” de Bolsonaro na reta final das eleições
Natal, RN 22 de jun 2024

Fábio Dantas “sobe na garupa” de Bolsonaro na reta final das eleições

12 de setembro de 2022
3min
Fábio Dantas “sobe na garupa” de Bolsonaro na reta final das eleições

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

A menos de três semanas para o primeiro turno das eleições, o candidato a governador de Jair Bolsonaro (PL) no Rio Grande do Norte, Fábio Dantas (SD), “subiu” de vez na garupa do presidente e deve participar de motociata bolsonarista marcada para esta quarta-feira (14), em uma agenda de campanha de Bolsonaro no Estado.

O presidente estará no Rio Grande do Norte acompanhado da primeira-dama Michelle, e deve participar de motociata, carreata e comício junto com o candidato a senador Rogério Marinho (PL) e do próprio Dantas. 

O encontro dos dois marca uma mudança de postura de Fábio em relação ao presidente. O chefe do Planalto já veio ao RN quatro vezes somente em 2022, e não contou com a presença de nenhum dos principais candidatos ao governo estadual. A última visita foi em 16 de julho, quando participou da “Marcha com Jesus pela Liberdade”. Na ocasião, Fábio Dantas alegou estar com Covid-19.

Com postura ambígua, o candidato buscava não se ligar totalmente ao presidente, mesmo integrando a chapa oficial do bolsonarismo. Em entrevista à Rádio Rural de Mossoró no final de abril, ainda quando era pré-candidato, ele afirmou: “Eu vou votar em Bolsonaro, mas não farei a campanha presidencial. Vou fazer campanha contra o Governo Fátima”.

Até o período anterior às convenções eleitorais, Fábio aparecia em segundo colocado nas pesquisas, atrás da governadora e candidata à reeleição Fátima Bezerra (PT). Na sua cola, já via o senador Styvenson Valentim (PODE), que fez mistério para oficializar a candidatura ao governo até o último dia do prazo para homologação das candidaturas. 

Publicação de Fábio Dantas (SD) feita no Instagram nesta segunda (12) | Foto: reprodução

Já com o nome do senador confirmado, Fábio caiu de vez para o terceiro lugar. Nas duas pesquisas Ipec (antigo Ibope) divulgadas no RN, Fátima subiu três pontos percentuais, passando de 46 para 49. Styvenson evoluiu de 15% para 20%, enquanto Fábio Dantas foi de 9% para 1%. O último levantamento foi divulgado na sexta-feira (9). 

Agora, Fábio Dantas tenta colar sua imagem cada vez mais à do presidente em busca de subir das pesquisas e reverter a estagnação. Na última quarta-feira (7), feriado da Independência da República, o candidato compareceu a um ato de bolsonaristas em Natal, trajando uma camisa da Seleção Brasileira personalizada com seu nome e o número do seu partido. 

Nas redes sociais, a mudança de postura também é clara, misturando publicações críticas ao PT, montagens ao lado de Jair Bolsonaro e propostas de campanha. Nesta segunda (12), ele convocou abertamente seus eleitores para participar da motociata da semana. “Convidamos a todos os Norte Rio Grandenses a estarem conosco recepcionando o Presidente @jairmessiasbolsonaro, juntamente com nosso futuro senador @rogerio.smarinho”, disse na legenda. 

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.